Page 141 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO IV UMA EXPERIÊNCIA DE MUDANÇA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
no que diz respeito às suas necessidades acadêmicas e ou
emocionais e também assessorar os professores no enfrentamento
de dificuldades no trabalho com estudantes com algum tipo de
problema.
Com essa estrutura gerencial interna, o curso implantou o novo
currículo e acompanhou seu desenvolvimento, e até aquele momento,
sempre apoiado em um processo permanente de avaliação e nos processos
externos de mudança da educação médica.
Quanto ao desempenho nas avaliações nacionais, o Curso de
Graduação em Medicina da UEL participou do Exame Nacional de Cursos
(ENC/INEP/MEC), que como já apresentado avaliava produtos e não
processos, obtendo os seguintes conceitos: “A”, “B”, “B”, e “B” nos anos
de 1999, 2000, 2001 e 2002, respectivamente. No ano de 2003 a avaliação
ficou comprometida, atribuindo-se a expressão SC (Sem Conceito), devido
à impossibilidade de aplicação de provas pelo INEP.
Em 2000 o Curso recebeu a visita de avaliadores externos para a
Avaliação das Condições de Ensino (ACE/INEP/MEC), tendo obtido
o seguinte desempenho: condições muito boas para o corpo docente,
para a organização didático-pedagógica, e para as instalações. Em 2004,
obteve o conceito “5” no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
(ENADE/INEP/MEC), como será detalhado na sequência.
Em 2005, juntamente com outras duas escolas médicas do Brasil, foi
escolhido para participar do processo de Acreditação de Cursos de Graduação
do Mecanismo Experimental de Credenciamento – MEXA – dos Cursos de
Medicina, no âmbito do Setor Educacional do Mercosul, coordenado pelo
Ministério da Educação, recebendo parecer favorável.
Firmemente comprometidos com essa história, os professores e
estudantes do curso de Medicina da UEL vinham criando as condições
para o desenvolvimento de uma educação médica de qualidade e com
responsabilidade social, sempre subsidiados por um amplo processo de
avaliação do curso nos âmbitos interno e externo.
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