Page 141 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO IV  UMA EXPERIÊNCIA DE MUDANÇA NA EDUCAÇÃO MÉDICA



                   no  que diz respeito  às suas necessidades  acadêmicas  e ou
                   emocionais e também assessorar os professores no enfrentamento
                   de dificuldades no trabalho com estudantes com algum tipo de
                   problema.

                Com essa estrutura gerencial interna,  o curso  implantou  o novo
           currículo  e acompanhou  seu  desenvolvimento,  e até  aquele  momento,
           sempre apoiado em um processo permanente de avaliação e nos processos
           externos de mudança da educação médica.

                Quanto  ao  desempenho  nas  avaliações  nacionais,  o  Curso  de
           Graduação em Medicina da UEL participou do Exame Nacional de Cursos
           (ENC/INEP/MEC),  que  como  já  apresentado  avaliava produtos  e  não
           processos, obtendo os seguintes conceitos: “A”, “B”, “B”, e “B” nos anos
           de 1999, 2000, 2001 e 2002, respectivamente.  No ano de 2003 a avaliação
           ficou comprometida, atribuindo-se a expressão SC (Sem Conceito), devido
           à impossibilidade de aplicação de provas pelo INEP.
                Em 2000 o Curso recebeu  a visita de  avaliadores externos  para a
           Avaliação das Condições  de Ensino  (ACE/INEP/MEC),  tendo obtido
           o  seguinte  desempenho:  condições  muito  boas  para o  corpo  docente,
           para a organização didático-pedagógica, e para as instalações.  Em 2004,
           obteve o conceito “5” no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
           (ENADE/INEP/MEC), como será detalhado na sequência.
                Em 2005, juntamente com outras duas escolas médicas do Brasil, foi
           escolhido para participar do processo de Acreditação de Cursos de Graduação
           do Mecanismo Experimental de Credenciamento – MEXA – dos Cursos de
           Medicina, no âmbito do Setor Educacional do Mercosul, coordenado pelo
           Ministério da Educação, recebendo parecer favorável.
                Firmemente  comprometidos  com  essa história,  os professores  e
           estudantes  do curso  de Medicina  da UEL  vinham criando  as condições
           para o  desenvolvimento  de  uma  educação  médica  de  qualidade  e  com
           responsabilidade  social,  sempre subsidiados  por um amplo processo  de
           avaliação do curso nos âmbitos interno e externo.





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