Page 136 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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O Curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina, ao optar
            por este modelo pedagógico, em 1998, deu um passo importante em direção
            à  formação  geral  do  médico,  preparado  para  atuar  no  Sistema  Único  de
            Saúde - SUS e capaz de utilizar seus conhecimentos e buscar outros para
            compreender as necessidades de saúde da população.
                 Apresenta-se as principais características da ABP:
                 1.  O  estudante  é  responsável  por  seu  aprendizado,  o  que  inclui  a
                 organização de seu tempo e a busca de oportunidades para aprender;
                 2. O currículo é integrado e integrador, com uma linha condutora geral,
                 no intuito de facilitar e estimular o aprendizado. Esta linha se traduz
                 nos módulos temáticos do currículo e nos problemas, que deverão ser
                 discutidos e resolvidos nos grupos tutoriais;
                 3. A escola oferece  uma grande variedade de oportunidades de
                 aprendizado através de laboratórios,  ambulatórios,  experiências  e
                 estágios hospitalares e comunitários, bibliotecas tradicionais e acesso
                 a meios eletrônicos (internet);
                 4. O estudante  é precocemente  inserido  em  atividades  de saúde,
                 fundamental para sua vida profissional;
                 5. O conteúdo curricular contempla os problemas mais frequentes e
                 relevantes a serem enfrentados na vida profissional de um médico com
                 formação geral;
                 6. O estudante é constantemente  avaliado em relação ao seu
                 conhecimento  cognitivo  e ao desenvolvimento  de habilidades e
                 atividades necessárias à profissão;
                 7. O currículo é flexível e pode ser modificado;
                 8. O  trabalho em  grupo e  a cooperação  interdisciplinar e
                 multiprofissional são estimulados;
                 9. A assistência ao estudante é individualizada, de modo a possibilitar
                 que ele discuta suas dificuldades com profissionais envolvidos com o
                 gerenciamento do currículo e outros, quando necessário.
                 A abordagem da aprendizagem baseada em problemas origina-se de
            vários princípios de aprendizagem que foram articulados durante as últimas

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