Page 136 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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O Curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina, ao optar
por este modelo pedagógico, em 1998, deu um passo importante em direção
à formação geral do médico, preparado para atuar no Sistema Único de
Saúde - SUS e capaz de utilizar seus conhecimentos e buscar outros para
compreender as necessidades de saúde da população.
Apresenta-se as principais características da ABP:
1. O estudante é responsável por seu aprendizado, o que inclui a
organização de seu tempo e a busca de oportunidades para aprender;
2. O currículo é integrado e integrador, com uma linha condutora geral,
no intuito de facilitar e estimular o aprendizado. Esta linha se traduz
nos módulos temáticos do currículo e nos problemas, que deverão ser
discutidos e resolvidos nos grupos tutoriais;
3. A escola oferece uma grande variedade de oportunidades de
aprendizado através de laboratórios, ambulatórios, experiências e
estágios hospitalares e comunitários, bibliotecas tradicionais e acesso
a meios eletrônicos (internet);
4. O estudante é precocemente inserido em atividades de saúde,
fundamental para sua vida profissional;
5. O conteúdo curricular contempla os problemas mais frequentes e
relevantes a serem enfrentados na vida profissional de um médico com
formação geral;
6. O estudante é constantemente avaliado em relação ao seu
conhecimento cognitivo e ao desenvolvimento de habilidades e
atividades necessárias à profissão;
7. O currículo é flexível e pode ser modificado;
8. O trabalho em grupo e a cooperação interdisciplinar e
multiprofissional são estimulados;
9. A assistência ao estudante é individualizada, de modo a possibilitar
que ele discuta suas dificuldades com profissionais envolvidos com o
gerenciamento do currículo e outros, quando necessário.
A abordagem da aprendizagem baseada em problemas origina-se de
vários princípios de aprendizagem que foram articulados durante as últimas
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