Page 137 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO IV UMA EXPERIÊNCIA DE MUDANÇA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
décadas do século passado (por exemplo, Bransford e cols. 1999). O PBL
pode ser considerado um exemplo de ambiente de ensino que incentiva
a aprendizagem ativa, construtiva, contextual, cooperativa e direcionada
a objetivos. Os princípios de aprendizagem tais como a necessidade de
ativação do conhecimento prévio, a importância da elaboração cognitiva,
aprendizagem em contexto apropriado, propriedades de itens de
aprendizagem, estruturação e reestruturação de informações, promoção da
motivação intrínseca e estimulação da aprendizagem colaborativa, têm um
lugar de destaque na ABP. (MOUST et al, 2005)
As metodologias de ensino-aprendizagem utilizadas no curso estão
centradas no estudante, baseadas em pequenos grupos e o professor
atuando como facilitador do processo de ensino-aprendizagem. Os módulos
temáticos interdisciplinares utilizam a Aprendizagem Baseada em Problemas
(ABP ou PBL), como metodologia de ensino-aprendizagem; os módulos de
interação ensino-serviço-comunidade (PINs) empregam a problematização;
os módulos de habilidades clínicas e atitudes a de treinamento e o internato
médico a modalidade da aprendizagem em serviço.
Essas metodologias permitem: a) a aprendizagem colaborativa por
meio do trabalho em pequenos grupos; b) a aprendizagem significativa, pois
os problemas são baseados na realidade de saúde da população, além de
vivenciarem essa realidade; e, c) o contato precoce com a realidade de saúde,
desde a primeira série.
Todas as atividades educativas obrigatórias dos módulos são
planejadas, baseando-se no currículo nuclear que visa à formação geral
do médico. Os temas dos problemas são baseados no perfil demográfico,
epidemiológico e social da realidade da população e são trabalhados de
forma interdisciplinar e multidisciplinar. As habilidades clínicas e atitudes
substituem o ensino tradicional da semiologia, incluindo as habilidades
em informática, comunicação e procedimentos laboratoriais, utilizando
diversos recursos didático-pedagógicos para alcançar os objetivos propostos.
Existe um sistema de monitoramento do curso que analisa se as atividades
estão de acordo com o currículo nuclear, desta forma verificando se há
coerência entre o que é oferecido no curso com o perfil do profissional a
ser graduado. Além disso, existe o desenvolvimento das habilidades para
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