Page 137 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO IV  UMA EXPERIÊNCIA DE MUDANÇA NA EDUCAÇÃO MÉDICA



           décadas do século passado (por exemplo, Bransford e cols. 1999). O PBL
           pode  ser  considerado  um  exemplo  de  ambiente  de  ensino  que  incentiva
           a  aprendizagem  ativa,  construtiva,  contextual,  cooperativa  e  direcionada
           a objetivos. Os princípios  de aprendizagem tais como  a necessidade  de
           ativação  do  conhecimento  prévio,  a  importância  da  elaboração  cognitiva,
           aprendizagem  em  contexto  apropriado,  propriedades  de  itens  de
           aprendizagem, estruturação e reestruturação de informações, promoção da
           motivação intrínseca e estimulação da aprendizagem colaborativa, têm um
           lugar de destaque na ABP. (MOUST et al, 2005)
                As  metodologias  de  ensino-aprendizagem  utilizadas  no  curso  estão
           centradas  no estudante,  baseadas em pequenos  grupos e o professor
           atuando como facilitador do processo de ensino-aprendizagem. Os módulos
           temáticos interdisciplinares utilizam a Aprendizagem Baseada em Problemas
           (ABP ou PBL), como metodologia de ensino-aprendizagem; os módulos de
           interação ensino-serviço-comunidade (PINs) empregam a problematização;
           os módulos de habilidades clínicas e atitudes a de treinamento e o internato
           médico a modalidade da aprendizagem em serviço.
                Essas  metodologias  permitem:  a) a aprendizagem  colaborativa  por
           meio do trabalho em pequenos grupos; b) a aprendizagem significativa, pois
           os problemas são baseados na realidade de saúde da população, além de
           vivenciarem essa realidade; e, c) o contato precoce com a realidade de saúde,
           desde a primeira série.
                Todas  as  atividades  educativas  obrigatórias  dos  módulos  são
           planejadas,  baseando-se no currículo  nuclear que visa à  formação  geral
           do médico. Os temas dos problemas são baseados no perfil demográfico,
           epidemiológico  e  social  da  realidade  da  população  e  são  trabalhados  de
           forma interdisciplinar e multidisciplinar. As habilidades clínicas e atitudes
           substituem  o  ensino  tradicional  da semiologia,  incluindo  as  habilidades
           em informática, comunicação e procedimentos  laboratoriais,  utilizando
           diversos recursos didático-pedagógicos para alcançar os objetivos propostos.
           Existe um sistema de monitoramento do curso que analisa se as atividades
           estão  de  acordo  com  o  currículo  nuclear,  desta  forma  verificando  se  há
           coerência entre o que é oferecido no curso com o perfil do profissional a
           ser graduado. Além disso, existe o desenvolvimento das habilidades para

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