Page 132 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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segmentada e não capacitados para atuar como promotores da
saúde integral do ser humano;
3. A necessidade de adequação da formação profissional do médico
para o modelo de saúde vigente no país. Neste, há a busca
da integralidade e da equidade, num sistema hierarquizado e
englobando a atenção multiprofissional;
4. A necessidade de capacitar o médico para a prática da educação
permanente, com ênfase nas técnicas de autoaprendizagem,
necessárias para enfrentar o rápido desenvolvimento científico e
utilizar adequadamente as novas tecnologias em saúde;
5. A necessidade de o currículo reforçar o caráter de terminalidade da
graduação, voltada à formação geral do médico;
6. A necessidade do exercício da medicina ser realizado sob bases
científicas, baseado em evidências válidas;
7. O desenvolvimento então recente de novas áreas do conhecimento,
como a bioética, promotora do desenvolvimento holístico dos
profissionais de saúde;
8. A expectativa de todo médico atender às necessidades tanto dos
pacientes quanto às de sua comunidade, atuando como agente
de transformação social e promovendo estilos de vida saudáveis,
conciliando as exigências individuais e coletivas de saúde;
9. A capacidade de todo médico avaliar e melhorar a qualidade do
seu atendimento, desenvolvendo habilidades de comunicação;
10. A exigência de trabalhar eficientemente em equipes
multiprofissionais.
Estas foram, em essência, as justificativas do projeto pedagógico do
novo currículo integrado do Curso, implantado em 1998. Sua análise e
aprovação pelo colegiado do Curso e pelas instâncias superiores da UEL,
permitiram a inserção definitiva do Curso no cenário nacional e internacional
das escolas médicas portadoras de uma nova e moderna visão de futuro.
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