Page 132 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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segmentada  e  não  capacitados  para atuar  como  promotores  da
                    saúde integral do ser humano;
                 3.  A necessidade de adequação da formação profissional do médico
                    para o  modelo  de  saúde  vigente  no  país.  Neste,  há  a  busca
                    da integralidade e da equidade, num sistema  hierarquizado e
                    englobando a atenção multiprofissional;

                 4.  A necessidade de capacitar o médico para a prática da educação
                    permanente,  com  ênfase  nas  técnicas  de  autoaprendizagem,
                    necessárias para enfrentar o rápido desenvolvimento científico e
                    utilizar adequadamente as novas tecnologias em saúde;
                 5.  A necessidade de o currículo reforçar o caráter de terminalidade da
                    graduação, voltada à formação geral do médico;
                 6.  A necessidade do exercício da medicina ser realizado sob bases
                    científicas, baseado em evidências válidas;
                 7.  O desenvolvimento então recente de novas áreas do conhecimento,
                    como  a  bioética,  promotora  do  desenvolvimento  holístico  dos
                    profissionais de saúde;
                 8.  A expectativa de todo médico atender às necessidades tanto dos
                    pacientes  quanto  às  de  sua  comunidade,  atuando  como  agente
                    de transformação social e promovendo estilos de vida saudáveis,
                    conciliando as exigências individuais e coletivas de saúde;
                 9.  A capacidade de todo médico avaliar e melhorar a qualidade do
                    seu atendimento, desenvolvendo habilidades de comunicação;
                 10.  A   exigência   de   trabalhar   eficientemente   em   equipes
                    multiprofissionais.

                 Estas foram, em essência, as justificativas do projeto pedagógico do
            novo  currículo  integrado  do  Curso,  implantado  em  1998. Sua  análise  e
            aprovação pelo colegiado do Curso e pelas instâncias superiores da UEL,
            permitiram a inserção definitiva do Curso no cenário nacional e internacional
            das escolas médicas portadoras de uma nova e moderna visão de futuro.




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