Page 128 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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Naquele período o Centro Acadêmico de medicina era bastante atuante
            em diversos aspectos. Os seus representantes participavam das instâncias
            da  gestão  acadêmico-administrativa  do  Curso  (desde  a  implantação  do
            currículo  integrado  em  1998)  até  a  organização  de  eventos  científicos.
            Além disso, existiam as ligas acadêmicas coordenadas e operacionalizadas
            pelos estudantes com a supervisão de docentes. Em geral, os estudantes
            participavam ativamente nas atividades do Curso. Todas as séries tinham
            um percentual alto de participação em atividades extracurriculares tais como
            projetos de ensino, pesquisa, extensão e monitoria. O currículo integrado
            favorecia  essa  participação,  pois  desde  os  primeiros  anos  os  estudantes
            eram motivados à busca ativa do conhecimento e ao desenvolvimento de
            habilidades.




                           4.2 A MUDANÇA CURRICULAR        14

                 Até 1997, ou seja, nos primeiros trinta anos de existência do Curso,
            verificou-se  em  média  uma  mudança  curricular  a cada  seis anos.  Este
            fato  deu  ao  Curso  um  perfil  diferenciado,  não  encontrado  em  muitas
            escolas que sofrem de enrijecimento curricular. O Curso de medicina da
            UEL tradicionalmente  procurou estar em permanente  desenvolvimento,
            respondendo aos avanços do conhecimento científico-tecnológico da área
            médica  e  do  conhecimento  científico-educacional.  É  importante  registrar
            que essas mudanças ocorreram sempre com a participação de professores
            e alunos, especialmente a partir de 1977, com a realização dos Fóruns de
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            Debates do Curso Médico da UEL (1  em 1977; 2  em 1980; 3  em 1981; 4
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            em 1992 e 5  em 2003, o último antes da realização do estudo).
                 Conforme o histórico apresentado, a partir de 1991, no contexto do
            Projeto  CINAEM –  Comissão  Interinstitucional  Nacional de Avaliação




                  14. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Medicina da UEL - PPPMed. Colegiado
                  do Curso de Medicina - Centro de Ciências da Saúde – UEL. Londrina, 2004.

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