Page 130 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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básicas e clínicas; inserção precoce do aluno em ações comunitárias e nos
            serviços  de  saúde;  metodologias  ativas  de  ensino-aprendizagem;  ensino
            centrado no estudante e baseado em problemas como uma das metodologias
            inovadoras  de  aprendizagem;  prática  tutorial  na relação  professor-aluno
            predominando em relação às aulas expositivas; educação permanente como
            compromisso institucional e ecologia humana (integração biopsicossocial).
            (WALTON,  1994;  BOGADO  ET  AL,  1999) Com  base  nesses  princípios,
            buscando conquistar cada vez mais excelência técnica e relevância social no
            processo de formação, entendeu-se que isso só poderia ser alcançado por
            meio de um consistente processo de avaliação.
                 O processo de avaliação implantado começou pela análise do Curso
            em 1991, por meio da Fase I do Projeto CINAEM. Naquela oportunidade
            foram avaliados os seguintes  componentes:  vínculo jurídico,  data de
            criação da escola, estrutura econômico-administrativa, estrutura político-
            administrativa,  infraestrutura  material,  recursos  humanos,  modelo
            pedagógico  e  papel  da  escola  na  assistência  e  na  pesquisa.  O  médico
            formando foi considerado a “variável dependente” do estudo. (CINAEM,
            1997)
                 A análise feita pela CINAEM e pelo colegiado do Curso identificou
            fragilidades no modelo pedagógico adotado pelo currículo vigente à época,
            além de outras insuficiências como, por exemplo, a deficiente capacitação
            pedagógica de muitos professores. Em 1992 e 1993, com assessoria externa,
            foi desenvolvido um intenso processo de avaliação e de gestão da qualidade
            do Curso que resultou na apresentação da experiência e diagnóstico durante
            o Encontro Continental de Educação Médica, realizado em Punta Del Este,
            Uruguai, em 1994. (CAMPOS, ET AL, 1994)

                 Em  1995 e  1996 foram  desenvolvidos  os  estudos  de  Coorte  e
            Transversal, bem como a avaliação estratégica do curso e do currículo, no
            contexto  da  Fase  II  do  Projeto  CINAEM.  Acumulou-se,  nesse  processo,
            dados e informações além de ter havido maior conscientização acerca da
            realidade do curso/currículo.



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