Page 130 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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básicas e clínicas; inserção precoce do aluno em ações comunitárias e nos
serviços de saúde; metodologias ativas de ensino-aprendizagem; ensino
centrado no estudante e baseado em problemas como uma das metodologias
inovadoras de aprendizagem; prática tutorial na relação professor-aluno
predominando em relação às aulas expositivas; educação permanente como
compromisso institucional e ecologia humana (integração biopsicossocial).
(WALTON, 1994; BOGADO ET AL, 1999) Com base nesses princípios,
buscando conquistar cada vez mais excelência técnica e relevância social no
processo de formação, entendeu-se que isso só poderia ser alcançado por
meio de um consistente processo de avaliação.
O processo de avaliação implantado começou pela análise do Curso
em 1991, por meio da Fase I do Projeto CINAEM. Naquela oportunidade
foram avaliados os seguintes componentes: vínculo jurídico, data de
criação da escola, estrutura econômico-administrativa, estrutura político-
administrativa, infraestrutura material, recursos humanos, modelo
pedagógico e papel da escola na assistência e na pesquisa. O médico
formando foi considerado a “variável dependente” do estudo. (CINAEM,
1997)
A análise feita pela CINAEM e pelo colegiado do Curso identificou
fragilidades no modelo pedagógico adotado pelo currículo vigente à época,
além de outras insuficiências como, por exemplo, a deficiente capacitação
pedagógica de muitos professores. Em 1992 e 1993, com assessoria externa,
foi desenvolvido um intenso processo de avaliação e de gestão da qualidade
do Curso que resultou na apresentação da experiência e diagnóstico durante
o Encontro Continental de Educação Médica, realizado em Punta Del Este,
Uruguai, em 1994. (CAMPOS, ET AL, 1994)
Em 1995 e 1996 foram desenvolvidos os estudos de Coorte e
Transversal, bem como a avaliação estratégica do curso e do currículo, no
contexto da Fase II do Projeto CINAEM. Acumulou-se, nesse processo,
dados e informações além de ter havido maior conscientização acerca da
realidade do curso/currículo.
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