Page 133 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
P. 133
C APÍTULO IV UMA EXPERIÊNCIA DE MUDANÇA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
4.3 O CURRÍCULO INTEGRADO DO CURSO DE
MEDICINA DA UEL 15
O Currículo Integrado do Curso de Medicina da UEL sofreu nos
últimos anos algumas adequações, motivadas por questões internas e
também pela atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais da área em
2014. Mas mantém sua essência, construída a muitas mãos naquele período
(1991-2005), totalmente alinhada com o paradigma da integralidade,
acompanhando as tendências de mudança da Educação Médica, materializada
no projeto pedagógico de sua criação, apresentado a seguir.
O Modelo Pedagógico 16
O projeto pedagógico do Curso parte da compreensão de que o
estudante de hoje deve ser preparado para ser o profissional e o cidadão
que participará dos processos de construção do conhecimento. As atividades
docente-assistenciais são centradas no estudante, visto como sujeito da
aprendizagem e no professor como facilitador do processo de ensino-
aprendizagem, enfocando o aprendizado baseado em problemas e orientado
para a comunidade.
O modelo pedagógico do Curso está fundamentado nos princípios
da proposta pedagógica interativa, de natureza democrática e pluralista,
com um eixo metodológico que confere destaque à Aprendizagem Baseada
em Problemas. O projeto pedagógico visa à formação de um profissional
competente para o atendimento das necessidades de saúde da população em
geral, no que diz respeito à promoção e prevenção de doenças, diagnóstico e
eficácia de suas ações terapêuticas e reabilitadoras.
Tendo como base as competências, habilidades e conteúdos
desenvolvidos a partir das diretrizes curriculares dos cursos de medicina,
15. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Medicina da UEL - PPPMed. Colegiado
do Curso de Medicina - Centro de Ciências da Saúde – UEL. Londrina, 2004.
16. Manual Geral do Estudante. Colegiado do Curso de Medicina - Centro de
Ciências da Saúde – UEL. Londrina, 2005.
120