Page 133 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
P. 133

C APÍTULO IV  UMA EXPERIÊNCIA DE MUDANÇA NA EDUCAÇÃO MÉDICA



                   4.3 O CURRÍCULO INTEGRADO DO CURSO DE
                                 MEDICINA DA UEL    15

                O  Currículo Integrado do Curso de Medicina  da UEL sofreu nos
           últimos  anos  algumas  adequações,  motivadas  por  questões  internas  e
           também pela atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais da área em
           2014. Mas mantém sua essência, construída a muitas mãos naquele período
           (1991-2005),  totalmente  alinhada com  o  paradigma da integralidade,
           acompanhando as tendências de mudança da Educação Médica, materializada
           no projeto pedagógico de sua criação, apresentado a seguir.



                O Modelo Pedagógico 16

                O projeto  pedagógico  do Curso parte da compreensão  de que o
           estudante de hoje deve ser preparado para ser o profissional e o cidadão
           que participará dos processos de construção do conhecimento. As atividades
           docente-assistenciais  são  centradas no estudante,  visto  como  sujeito  da
           aprendizagem  e  no  professor  como  facilitador  do  processo  de  ensino-
           aprendizagem, enfocando o aprendizado baseado em problemas e orientado
           para a comunidade.
                O  modelo  pedagógico  do  Curso  está  fundamentado  nos  princípios
           da proposta pedagógica interativa, de natureza democrática  e pluralista,
           com um eixo metodológico que confere destaque à Aprendizagem Baseada
           em Problemas. O projeto pedagógico visa à formação de um profissional
           competente para o atendimento das necessidades de saúde da população em
           geral, no que diz respeito à promoção e prevenção de doenças, diagnóstico e
           eficácia de suas ações terapêuticas e reabilitadoras.
                Tendo  como  base  as  competências,  habilidades  e  conteúdos
           desenvolvidos a partir das diretrizes curriculares dos cursos de medicina,




                 15. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Medicina da UEL - PPPMed. Colegiado
                 do Curso de Medicina - Centro de Ciências da Saúde – UEL. Londrina, 2004.
                 16. Manual Geral do Estudante.  Colegiado  do Curso  de Medicina  -  Centro  de
                 Ciências da Saúde – UEL. Londrina, 2005.

           120
   128   129   130   131   132   133   134   135   136   137   138