Page 135 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
P. 135

C APÍTULO IV  UMA EXPERIÊNCIA DE MUDANÇA NA EDUCAÇÃO MÉDICA



           o estudante a aprender por si próprio, fornecendo-lhe meios e ambientes
           facilitadores,  do  que  ensinar  da maneira  tradicional,  transmitindo
           conhecimentos. A transferência do centro das ações de aprendizagem para
           o  estudante  é  um  marco  da  pedagogia  atual  e  um  dos  pressupostos  da
           metodologia PBL (sigla de Problem Based Learning, que significa Aprendizagem
           Baseada em Problemas). O Curso de Medicina da UEL adota a ABP (ou
           PBL)  como  principal  método  de  ensino-aprendizagem.  No método  da
           Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) trabalha-se com o objetivo de
           resolver um problema e, nesse sentido, é um processo muito parecido com
           a metodologia de pesquisa científica. O método guarda a mesma lógica: a
           partir de um problema, busca-se compreendê-lo, fundamentá-lo e analisá-
           lo.  São elaboradas hipóteses  de solução,  que devem ser comprovadas  e
           validadas, estimulando o raciocínio, as habilidades intelectuais e a aquisição
           de conhecimentos. Este modelo pedagógico vinha sendo desenvolvido fora
           do país há mais de 40 anos, primeiro pelas Universidades de MacMaster
           (Canadá) e de Maastricht (Holanda) e depois por um número muito grande
           de escolas médicas e outras escolas profissionais ao redor do mundo.
                A aprendizagem baseada em problemas tem sido considerada como
           um  método  adequado  ao  aprendizado  de  adultos  e  é  recomendado  pela
           Associação Brasileira de Escolas Médicas (ABEM), pela Associação Européia
           de Escolas  Médicas  (AMEE) e em  encontros  internacionais  de ensino
           médico.  A adoção  do  método  pela  Universidade  de  Harvard (The  New
           Pathway) na década de 90, possibilitou ao mesmo uma projeção importante
           nos círculos pedagógicos ligados à Medicina.


                     (...) O método da aprendizagem baseada em problemas tem como ponto de
                     partida um problema bem formulado e pretende chegar a um resultado. Nesse
                     percurso o aluno pesquisa, discute com seus colegas, com seu professor/tutor e
                     outros profissionais, participa de palestras, de conferências, de aulas práticas,
                     formula suas hipóteses diagnósticas e de solução. O método da aprendizagem
                     baseada em problemas estimula o raciocínio, as habilidades intelectuais e a
                     aquisição de conhecimentos. (COLEGIADO, 2004:11)




           122
   130   131   132   133   134   135   136   137   138   139   140