Page 135 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO IV UMA EXPERIÊNCIA DE MUDANÇA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
o estudante a aprender por si próprio, fornecendo-lhe meios e ambientes
facilitadores, do que ensinar da maneira tradicional, transmitindo
conhecimentos. A transferência do centro das ações de aprendizagem para
o estudante é um marco da pedagogia atual e um dos pressupostos da
metodologia PBL (sigla de Problem Based Learning, que significa Aprendizagem
Baseada em Problemas). O Curso de Medicina da UEL adota a ABP (ou
PBL) como principal método de ensino-aprendizagem. No método da
Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) trabalha-se com o objetivo de
resolver um problema e, nesse sentido, é um processo muito parecido com
a metodologia de pesquisa científica. O método guarda a mesma lógica: a
partir de um problema, busca-se compreendê-lo, fundamentá-lo e analisá-
lo. São elaboradas hipóteses de solução, que devem ser comprovadas e
validadas, estimulando o raciocínio, as habilidades intelectuais e a aquisição
de conhecimentos. Este modelo pedagógico vinha sendo desenvolvido fora
do país há mais de 40 anos, primeiro pelas Universidades de MacMaster
(Canadá) e de Maastricht (Holanda) e depois por um número muito grande
de escolas médicas e outras escolas profissionais ao redor do mundo.
A aprendizagem baseada em problemas tem sido considerada como
um método adequado ao aprendizado de adultos e é recomendado pela
Associação Brasileira de Escolas Médicas (ABEM), pela Associação Européia
de Escolas Médicas (AMEE) e em encontros internacionais de ensino
médico. A adoção do método pela Universidade de Harvard (The New
Pathway) na década de 90, possibilitou ao mesmo uma projeção importante
nos círculos pedagógicos ligados à Medicina.
(...) O método da aprendizagem baseada em problemas tem como ponto de
partida um problema bem formulado e pretende chegar a um resultado. Nesse
percurso o aluno pesquisa, discute com seus colegas, com seu professor/tutor e
outros profissionais, participa de palestras, de conferências, de aulas práticas,
formula suas hipóteses diagnósticas e de solução. O método da aprendizagem
baseada em problemas estimula o raciocínio, as habilidades intelectuais e a
aquisição de conhecimentos. (COLEGIADO, 2004:11)
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