Page 138 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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trabalhar  em  grupo  e  em  equipe  multiprofissional,  por  meio  dos  grupos
            tutoriais (somente com os estudantes de medicina) e nos PINs (estudantes
            de  medicina  e  enfermagem),  atividades  estas  desenvolvidas  em  cenários
            intramuros  e extramuros  na área urbana, do município  de Londrina.
            (COLEGIADO, 2005b)




                 Organização  Curricular  e Gestão  Acadêmico-Administrativa  do
                 Curso

                 O  currículo integrado  do curso  tem  uma organização  acadêmico-
            administrativa  relativamente  complexa,  se  organizando  a partir das
            seguintes diretrizes:

                 1.  Estruturação modular, viabilizando a interdisciplinaridade;
                 2.  Ensino centrado nas necessidades de aprendizagem dos estudantes;
                 3.  Currículo nuclear comum a todos os estudantes e a oportunidade
                    de módulos e práticas eletivas, cuja função é permitir uma certa
                    individualização do currículo;
                 4.  Ensino baseado na pedagogia da interação, com os conteúdos das
                    ciências básicas e clínicas desenvolvidas de forma integrada com
                    os problemas prioritários de saúde da população;

                 5.  Garantia de contato do estudante de medicina com as realidades
                    de saúde e socioeconômicas da comunidade desde o primeiro ano
                    do curso;
                 6.  Adoção da avaliação formativa;
                 7.  Terminalidade do curso em 6 anos.

                 Os  Módulos  são unidades  de ensino  que resultam  do cruzamento
            matricial  das  áreas  de  conhecimento  existentes  nas  disciplinas/
            departamentos  e das diretrizes pedagógicas  emanadas do colegiado  do
            curso. O Curso é composto de duas fases: o ciclo básico/clínico da primeira
            à quarta séries e o internato médico nas duas últimas.  A integração entre
            o  básico  e  o  clínico  é  um  avanço  em  relação  ao  sistema  tradicional  dos


                                                                         125
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