Page 138 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
P. 138
trabalhar em grupo e em equipe multiprofissional, por meio dos grupos
tutoriais (somente com os estudantes de medicina) e nos PINs (estudantes
de medicina e enfermagem), atividades estas desenvolvidas em cenários
intramuros e extramuros na área urbana, do município de Londrina.
(COLEGIADO, 2005b)
Organização Curricular e Gestão Acadêmico-Administrativa do
Curso
O currículo integrado do curso tem uma organização acadêmico-
administrativa relativamente complexa, se organizando a partir das
seguintes diretrizes:
1. Estruturação modular, viabilizando a interdisciplinaridade;
2. Ensino centrado nas necessidades de aprendizagem dos estudantes;
3. Currículo nuclear comum a todos os estudantes e a oportunidade
de módulos e práticas eletivas, cuja função é permitir uma certa
individualização do currículo;
4. Ensino baseado na pedagogia da interação, com os conteúdos das
ciências básicas e clínicas desenvolvidas de forma integrada com
os problemas prioritários de saúde da população;
5. Garantia de contato do estudante de medicina com as realidades
de saúde e socioeconômicas da comunidade desde o primeiro ano
do curso;
6. Adoção da avaliação formativa;
7. Terminalidade do curso em 6 anos.
Os Módulos são unidades de ensino que resultam do cruzamento
matricial das áreas de conhecimento existentes nas disciplinas/
departamentos e das diretrizes pedagógicas emanadas do colegiado do
curso. O Curso é composto de duas fases: o ciclo básico/clínico da primeira
à quarta séries e o internato médico nas duas últimas. A integração entre
o básico e o clínico é um avanço em relação ao sistema tradicional dos
125