Page 139 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO IV UMA EXPERIÊNCIA DE MUDANÇA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
cursos de medicina. Para efetivar essa integração, o Curso é estruturado
por módulos temáticos interdisciplinares, módulos de habilidades clínicas e
atitudes e módulos de interação ensino-serviço-comunidade nas primeiras
quatro séries.
Esta estrutura curricular é flexível e permite introduzir as modificações
necessárias para o aprimoramento do Curso. A análise do Curso é feita de
forma horizontal, buscando coerência entre os módulos da mesma série e
de forma vertical, coerência dos módulos entre as séries, sempre tendo por
referencial o perfil do médico a ser graduado e as diretrizes curriculares.
As comissões de avaliação e de acompanhamento curricular fazem o
monitoramento e acompanhamento do Curso retroalimentando a tomada
de decisões.
Cabe ressaltar, que apesar do avanço obtido com o currículo integrado
nas primeiras quatro séries do Curso, o internato médico não foi modificado
em 1998, e os estágios se mantiveram estruturados por especialidades
médicas, tendo como cenário de ensino-aprendizagem, o hospital
universitário e a maternidade municipal.
O novo currículo é essencialmente um currículo integrado. Integrado em
termos de aproveitamento de várias técnicas de ensino-aprendizagem,
com predominância das metodologias ativas. Integrado em termos de
eliminação de barreiras que existiam entre ciclos básico, pré-clínico e
clínico. Integrado em termos de eliminação da dicotomia entre teoria
e prática. Integrado em termos de superação das distâncias entre o
ensino, a pesquisa e a assistência. Integrado em termos de aproximação
entre os ambientes e os sujeitos da academia, dos serviços de saúde e da
comunidade. Enfim, a imagem-objetivo da proposta é a de um currículo
integrado que vem sendo construído no dia-a-dia das atividades do curso
desde 1998 e que vai muito além da adoção de uma única metodologia de
ensino-aprendizagem. (COLEGIADO, 2004: 3)
O Curso é ofertado de forma seriada anual e as atividades acadêmicas
são distribuídas nas seguintes categorias:
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