Page 139 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO IV  UMA EXPERIÊNCIA DE MUDANÇA NA EDUCAÇÃO MÉDICA



           cursos  de medicina.  Para efetivar essa integração,  o Curso é estruturado
           por módulos temáticos interdisciplinares, módulos de habilidades clínicas e
           atitudes e módulos de interação ensino-serviço-comunidade nas primeiras
           quatro séries.

                Esta estrutura curricular é flexível e permite introduzir as modificações
           necessárias para o aprimoramento do Curso. A análise do Curso é feita de
           forma horizontal, buscando coerência entre os módulos da mesma série e
           de forma vertical, coerência dos módulos entre as séries, sempre tendo por
           referencial o perfil do médico a ser graduado e as diretrizes curriculares.
           As  comissões  de  avaliação  e  de  acompanhamento  curricular  fazem  o
           monitoramento e acompanhamento do Curso retroalimentando a tomada
           de decisões.
                Cabe ressaltar, que apesar do avanço obtido com o currículo integrado
           nas primeiras quatro séries do Curso, o internato médico não foi modificado
           em  1998, e  os  estágios  se  mantiveram  estruturados  por  especialidades
           médicas,  tendo  como  cenário de  ensino-aprendizagem, o hospital
           universitário e a maternidade municipal.


                     O novo currículo é essencialmente um currículo integrado. Integrado em
                     termos  de  aproveitamento  de  várias  técnicas  de  ensino-aprendizagem,
                     com  predominância  das  metodologias  ativas.  Integrado  em  termos  de
                     eliminação  de  barreiras  que  existiam  entre  ciclos  básico,  pré-clínico  e
                     clínico. Integrado em termos de eliminação da dicotomia entre teoria
                     e  prática.  Integrado  em  termos  de  superação  das  distâncias  entre  o
                     ensino, a pesquisa e a assistência. Integrado em termos de aproximação
                     entre os ambientes e os sujeitos da academia, dos serviços de saúde e da
                     comunidade. Enfim, a imagem-objetivo da proposta é a de um currículo
                     integrado que vem sendo construído no dia-a-dia das atividades do curso
                     desde 1998 e que vai muito além da adoção de uma única metodologia de
                     ensino-aprendizagem. (COLEGIADO, 2004: 3)


                O Curso é ofertado de forma seriada anual e as atividades acadêmicas
           são distribuídas nas seguintes categorias:



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