Page 143 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO V A AVALIAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA DA UEL
propôs ao Colegiado de Curso a adoção de um novo modelo de avaliação,
mais adequado à concepção do Curso, que tem como conceitos-chave a
proposta pedagógica interativa e o “aprender fazendo”, e como método
de ensino prevalente a aprendizagem baseada em problemas, no qual se
considera o estudante como sujeito da aprendizagem e o professor como
agente facilitador dos processos de ensino-aprendizagem.
Dias Sobrinho (2002) apresenta algumas questões para se estabelecer
um modelo de avaliação coerente com uma concepção de educação,
vinculada à concepção de sociedade: “Qual sociedade queremos construir;
qual educação ou qual formação é adequada para essa construção social; que
tipo de instituição a sociedade pode construir para o seu desenvolvimento”?
(DIAS SOBRINHO, 2002:61)
Enquanto não se explicita claramente os fins da avaliação, não
se sabe ao certo a qual concepção de Educação ela está servindo. Sendo
assim, os levantamentos de dados só farão sentido se estiverem inseridos
em uma proposta de avaliação coerente com o modelo de educação que
se pretende, e não o inverso, onde os instrumentos e os resultados são
utilizados veladamente para estabelecer o modelo “ideal” de educação. E
nesse caso, os dados são meramente resultado de aferições ou medições,
analisados quantitativamente, o que pode acabar indicando muitos caminhos
equivocados.
Segundo Hadj (2001):
(...) Avaliar não é medir um objeto, nem observar uma situação, nem
pronunciar incisivamente julgamento de valor. É pronunciar-se, isto é,
tomar partido, sobre a maneira como expectativas são realizadas; [...]
A avaliação é uma operação de leitura orientada da realidade. (HADJ,
2001 apud BELONNI, 2003: 14)
Entender o currículo como expressão do projeto pedagógico do
curso, e o ensino-aprendizagem como um processo de construção do
conhecimento, exige da instituição, do professor e do estudante, diferentes
capacidades e competências. Neste contexto, a avaliação desempenha um
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