Page 143 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO V  A AVALIAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA DA UEL



           propôs ao Colegiado de Curso a adoção de um novo modelo de avaliação,
           mais  adequado  à  concepção  do  Curso,  que  tem  como  conceitos-chave  a
           proposta  pedagógica  interativa  e  o  “aprender fazendo”,  e  como  método
           de ensino prevalente  a aprendizagem baseada em problemas,  no qual se
           considera o estudante como sujeito da aprendizagem e o professor como
           agente facilitador dos processos de ensino-aprendizagem.
                 Dias Sobrinho (2002) apresenta algumas questões para se estabelecer
           um modelo  de avaliação  coerente  com  uma concepção  de educação,
           vinculada à concepção de sociedade: “Qual sociedade queremos construir;
           qual educação ou qual formação é adequada para essa construção social; que
           tipo de instituição a sociedade pode construir para o seu desenvolvimento”?
           (DIAS SOBRINHO, 2002:61)
                  Enquanto  não  se  explicita  claramente  os  fins  da  avaliação,  não
           se  sabe  ao  certo  a  qual  concepção  de  Educação  ela  está  servindo.  Sendo
           assim, os levantamentos de dados só farão sentido se estiverem inseridos
           em  uma proposta  de avaliação coerente  com  o modelo  de educação  que
           se  pretende,  e  não  o  inverso,  onde  os  instrumentos  e  os  resultados  são
           utilizados veladamente para estabelecer o modelo “ideal” de educação. E
           nesse caso, os dados são meramente resultado de aferições ou medições,
           analisados quantitativamente, o que pode acabar indicando muitos caminhos
           equivocados.
                 Segundo Hadj (2001):


                     (...) Avaliar não é medir um objeto, nem observar uma situação, nem
                     pronunciar  incisivamente  julgamento  de  valor.  É  pronunciar-se,  isto  é,
                     tomar partido, sobre a maneira como expectativas são realizadas; [...]
                     A avaliação é uma operação de leitura orientada da realidade. (HADJ,
                     2001 apud BELONNI, 2003: 14)


                Entender  o  currículo  como  expressão  do  projeto  pedagógico  do
           curso,  e o  ensino-aprendizagem como  um processo  de construção  do
           conhecimento, exige da instituição, do professor e do estudante, diferentes
           capacidades e competências. Neste contexto, a avaliação desempenha um


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