Page 146 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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De acordo com as diretrizes estabelecidas pelo INEP para o ENADE , o
exame busca aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos
programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de
graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da
evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas
exteriores ao âmbito específico de sua profissão ligados à realidade brasileira
e mundial e a outras áreas do conhecimento, e será aplicado no início e no
final de cada curso.
O Teste de Progresso aplicado no Curso de medicina da UEL –
TPMed, desde 1998, tem por objetivos fornecer ao estudante uma avaliação
longitudinal do seu progresso individual durante o curso, e verificar a
progressão da turma como um todo, ano a ano e comparativamente em
relação às demais turmas, e em relação ao desempenho de outras escolas
médicas em exames de caráter geral, realizados no país. (COLEGIADO,
2004)
Assim como previsto no SINAES com a aplicação do ENADE, a avaliação
do desempenho dos estudantes no SIAMed através do Teste de Progresso,
busca identificar o real valor agregado na sua formação, utilizando-se da
mesma prova para avaliar distintas séries do curso. No caso do ENADE, ao
início e ao final dos Cursos; e no caso do TPMed, ao final de todos os anos,
da 1ª à 6ª série do Curso.
No decorrer da implantação do currículo integrado, buscou-se
construir um sistema de avaliação capaz de aprofundar os compromissos
e responsabilidades sociais do Curso. Trata-se, portanto, de um processo
formativo que produz relações sociais de conhecimento, compreensão e
julgamento do curso e da instituição, que conforme apresentado, caminhava
na direção da proposta do Sistema Nacional de Avaliação da Educação
Superior - SINAES.
18. Diretrizes do ENADE de 06 de agosto de 2004 publicadas no D.O.U. de 09 de
agosto de 2004.
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