Page 146 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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                 De acordo com as diretrizes estabelecidas pelo INEP para o ENADE , o
            exame busca aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos
            programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de
            graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da
            evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas
            exteriores ao âmbito específico de sua profissão ligados à realidade brasileira
            e mundial e a outras áreas do conhecimento, e será aplicado no início e no
            final de cada curso.
                 O  Teste  de  Progresso  aplicado  no  Curso  de  medicina  da UEL  –
            TPMed, desde 1998, tem por objetivos fornecer ao estudante uma avaliação
            longitudinal  do  seu  progresso  individual  durante  o  curso,  e  verificar  a
            progressão  da turma  como  um todo,  ano  a ano  e comparativamente  em
            relação às demais turmas, e em relação ao desempenho de outras escolas
            médicas  em  exames  de  caráter  geral,  realizados  no  país.  (COLEGIADO,
            2004)
                 Assim como previsto no SINAES com a aplicação do ENADE, a avaliação
            do desempenho dos estudantes no SIAMed através do Teste de Progresso,
            busca identificar o real valor agregado na sua formação, utilizando-se da
            mesma prova para avaliar distintas séries do curso. No caso do ENADE, ao
            início e ao final dos Cursos; e no caso do TPMed, ao final de todos os anos,
            da 1ª à 6ª série do Curso.
                 No  decorrer  da  implantação  do  currículo  integrado,  buscou-se
            construir um sistema de avaliação capaz de aprofundar os compromissos
            e responsabilidades sociais do Curso. Trata-se, portanto, de um processo
            formativo  que  produz  relações  sociais  de  conhecimento,  compreensão  e
            julgamento do curso e da instituição, que conforme apresentado, caminhava
            na direção  da proposta  do  Sistema  Nacional  de  Avaliação da Educação
            Superior - SINAES.







                  18. Diretrizes do ENADE de 06 de agosto de 2004 publicadas no D.O.U. de 09 de
                  agosto de 2004.

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