Page 149 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO V A AVALIAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA DA UEL
integralidade, a partir dos quais, a comunidade interna e externa avalia cada
dimensão do curso.(PERIM et al, 2008)
A proposta, elaborada de forma a considerar as especificidades
e a complexidade do currículo integrado, é composta de três fases de
desenvolvimento: (a) Avaliação Interna, (b) Avaliação Externa e (c) Meta-
Avaliação.
5.3.1 Avaliação interna
Essas fases não são necessariamente distintas no tempo. Sendo um processo
contínuo, as etapas desenvolvidas devem se unir em um significado global
e ainda que lhes seja destinado um período próprio, deve haver uma
constante interação e reciprocação entre as mesmas. A avaliação interna
fornece as bases para a avaliação externa, que por sua vez alimenta novos
processos internos. (DIAS SOBRINHO, 1998b: 73)
Consiste no levantamento e organização dos dados quantitativos e
qualitativos do Curso, com a participação efetiva das comunidades interna
(estudantes, professores e funcionários) e externa local (profissionais da
saúde, serviços de saúde, pacientes, lideranças comunitárias, ex-alunos); o
que resulta em um conjunto estruturado de informações, possibilitando a
construção coletiva de um retrato fiel e atualizado do Curso. Cada uma das
dimensões avaliadas é composta por indicadores que, analisados a partir
de três estágios possíveis de desenvolvimento (descritores do indicador),
bem como à luz dos resultados dos demais instrumentos de avaliação já
aplicados, resultam na avaliação interna do Curso.
O processo de avaliação interna, iniciado em 2003, foi coordenado
pela Comissão de Avaliação, CAVMed, e envolveu todos os segmentos
que atuam no Curso, direta ou indiretamente. O Sistema Integrado de
Avaliação (SIAMed), congregou todas as ações avaliativas em andamento,
e introduziu novos instrumentos de avaliação, através dos quais tornou-
se possível conhecer a opinião de cada segmento sobre o conjunto de
dimensões que compõem o curso de Medicina. As etapas da avaliação foram
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