Page 149 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO V  A AVALIAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA DA UEL



           integralidade, a partir dos quais, a comunidade interna e externa avalia cada
           dimensão do curso.(PERIM et al, 2008)
                A  proposta,  elaborada  de  forma  a  considerar  as  especificidades
           e a complexidade do  currículo  integrado,  é composta  de três fases  de
           desenvolvimento: (a) Avaliação Interna, (b) Avaliação Externa e (c) Meta-
           Avaliação.




                5.3.1 Avaliação interna


                     Essas fases não são necessariamente distintas no tempo. Sendo um processo
                     contínuo, as etapas desenvolvidas devem se unir em um significado global
                     e  ainda  que  lhes  seja  destinado  um  período  próprio,  deve  haver  uma
                     constante interação e reciprocação entre as mesmas. A avaliação interna
                     fornece as bases para a avaliação externa, que por sua vez alimenta novos
                     processos internos. (DIAS SOBRINHO, 1998b: 73)


                Consiste  no  levantamento  e  organização  dos  dados  quantitativos  e
           qualitativos do Curso, com a participação efetiva das comunidades interna
           (estudantes,  professores  e  funcionários)  e  externa  local  (profissionais  da
           saúde, serviços de saúde, pacientes, lideranças comunitárias, ex-alunos); o
           que resulta em um conjunto estruturado de informações, possibilitando a
           construção coletiva de um retrato fiel e atualizado do Curso. Cada uma das
           dimensões avaliadas é composta por indicadores que, analisados a partir
           de três estágios possíveis de desenvolvimento (descritores do indicador),
           bem como à luz dos resultados dos demais instrumentos de avaliação já
           aplicados, resultam na avaliação interna do Curso.
                O  processo  de  avaliação  interna,  iniciado  em  2003, foi  coordenado
           pela  Comissão  de  Avaliação,  CAVMed,  e  envolveu  todos  os  segmentos
           que atuam no Curso, direta ou indiretamente.   O Sistema Integrado de
           Avaliação (SIAMed), congregou todas as ações avaliativas em andamento,
           e introduziu novos instrumentos  de avaliação,  através dos quais tornou-
           se  possível  conhecer  a  opinião  de  cada  segmento  sobre  o  conjunto  de
           dimensões que compõem o curso de Medicina. As etapas da avaliação foram

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