Page 151 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO V  A AVALIAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA DA UEL



                Com o foco de avaliação ampliado, foram ouvidos diferentes atores,
           diversificando  os  instrumentos e metodologias  de coleta de dados,  de
           forma a contemplar os diferentes olhares para as dimensões do curso. Os
           principais instrumentos foram as Reuniões de Avaliação e os Questionários,
           desenvolvidos  especificamente  para  cada  segmento.  Também  foram
           utilizadas entrevistas e Reuniões com Serviços de Saúde e a Comunidade. A
           escolha se deu em função dos diferentes níveis de envolvimento dos atores
           com o curso.


                a)  Reuniões de Avaliação Internas
                As reuniões de avaliação foram realizadas utilizando-se o método de
           construção coletiva de consenso, adotado por RIFKIN (1988), a partir da
           análise  da  matriz  do  curso  construída  coletivamente,  que  apresenta  três
           níveis dos descritores de cada um dos indicadores, contemplando todas as
           dimensões da avaliação interna. Os níveis dos descritores representam o
           estágio em que se encontra o indicador, sendo que o nível 1(um) caracteriza
           um curso mais conservador, voltado para o modelo hospitalocêntrico; o nível
           2 (dois) um curso intermediário introduzindo mudanças; e o nível 3 (três)
           um curso inovador, voltado para o atendimento das diretrizes curriculares
           da área. A matriz é preenchida em conjunto com base nas impressões de
           cada  um a respeito  do  curso,  e em  informações,  dados  e  apreciações  já
           disponíveis. (LAMPERT, 2002)
                Durante a discussão o grupo deve classificar cada aspecto entre os níveis
           1 a 3, construindo sua opinião sobre o curso. É importante esclarecer que
           quanto mais próxima do grau 3 estiver a pontuação sobre um determinado
           aspecto, mais de acordo com as diretrizes curriculares o mesmo se encontra.
                Cabe  ressaltar  que  nas  reuniões  de  avaliação  o  objetivo  foi  realizar
           um estudo  qualitativo,  buscando  a representatividade  dos segmentos
           envolvidos (professores, estudantes, funcionários, lideranças institucionais,
           ex-alunos, e lideranças comunitárias) para a validação dos resultados, ao
           invés de buscar a participação numérica.




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