Page 156 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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• Programa de Incentivo a Mudanças Curriculares nos Cursos de
Medicina do Ministério da Saúde – PROMED/MS;
• Conselho Regional de Medicina; e
• Conselho Municipal de Saúde.
Apenas a SETI/PR não indicou representante. Os membros da
comissão receberam o relatório da Avaliação Interna e demais documentos a
respeito do curso, tais como o Projeto Pedagógico, Relatórios das Comissões
de Apoio, Relatório do V Fórum do Curso, entre outros. Esse material foi
entregue com um mês de antecedência à visita à UEL para conhecimento e
análise dos resultados preliminares do processo de avaliação.
Em visita ao Curso de Medicina, em maio de 2005, os membros da
Comissão participaram de reuniões com coordenadores e docentes do Curso,
com docentes responsáveis pelos estágios do internato, e com estudantes
de todos os anos do Curso; assistiram a uma reunião de grupo tutorial,
visitaram laboratórios, salas de aula, a biblioteca, o hospital universitário e
outras instalações utilizadas pelo Curso.
Com base na análise dos relatórios e nas observações feitas durante a
visita, a Comissão Externa emitiu parecer sobre cada uma das dimensões
do Curso, tendo como parâmetro uma sólida formação geral do médico,
conforme preconizado pelas Diretrizes Curriculares vigentes à época.
5.3.3 Resultados
A avaliação não se esgota em nenhum relatório interno ou externo, nem
em um único e isolado olhar. Deve ser dinâmica e prospectiva, contínua e
aberta, como a realidade que ela quer compreender e transformar (DIAS
SOBRINHO, 1998b: 73).
O Sistema Integrado de Avaliação do Curso de Medicina – SIAMed,
possibilitou a identificação das potencialidades e fragilidades do Curso na
visão de todos os segmentos envolvidos na formação do futuro médico, no
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