Page 156 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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•   Programa  de  Incentivo  a  Mudanças  Curriculares  nos  Cursos  de
                    Medicina do Ministério da Saúde – PROMED/MS;
                 •   Conselho Regional de Medicina; e
                 •   Conselho Municipal de Saúde.

                 Apenas a SETI/PR não indicou  representante.  Os membros da
            comissão receberam o relatório da Avaliação Interna e demais documentos a
            respeito do curso, tais como o Projeto Pedagógico, Relatórios das Comissões
            de Apoio, Relatório do V Fórum do Curso, entre outros. Esse material foi
            entregue com um mês de antecedência à visita à UEL para conhecimento e
            análise dos resultados preliminares do processo de avaliação.
                 Em visita ao Curso de Medicina, em maio de 2005, os membros da
            Comissão participaram de reuniões com coordenadores e docentes do Curso,
            com docentes responsáveis pelos estágios do internato, e com estudantes
            de todos os anos do Curso; assistiram  a uma reunião  de grupo tutorial,
            visitaram laboratórios, salas de aula, a biblioteca, o hospital universitário e
            outras instalações utilizadas pelo Curso.
                 Com base na análise dos relatórios e nas observações feitas durante a
            visita, a Comissão Externa emitiu parecer sobre cada uma das dimensões
            do Curso, tendo  como  parâmetro uma sólida  formação  geral do médico,
            conforme preconizado pelas Diretrizes Curriculares vigentes à época.



                 5.3.3 Resultados


                      A avaliação não se esgota em nenhum relatório interno ou externo, nem
                      em um único e isolado olhar. Deve ser dinâmica e prospectiva, contínua e
                      aberta, como a realidade que ela quer compreender e transformar (DIAS
                      SOBRINHO, 1998b: 73).


                 O Sistema Integrado de Avaliação do Curso de Medicina – SIAMed,
            possibilitou a identificação das potencialidades e fragilidades do Curso na
            visão de todos os segmentos envolvidos na formação do futuro médico, no


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