Page 161 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO V A AVALIAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA DA UEL
Essa modalidade de investigação sofre muitas críticas quanto ao seu
status de cientificidade e quanto à fragilidade teórica de suas experiências,
entretanto na área de educação e de gestão, sobretudo no campo da avaliação
institucional, especialmente nos processos de autoavaliação e avaliação
externa, cumpre uma função estratégica.
Do ponto de vista metodológico, analisando os procedimentos
adotados no SIAMed, cumpriu-se todas as etapas desse tipo de investigação,
segundo Minayo (2006: 163):
(a) inter-relação de grupos com saberes diferenciados;
(b) formulação de um quadro teórico referente ao problema para o
qual se busca solução;
(c) participação dos integrantes do processo em todas as fases de
desdobramento do projeto;
(d) socialização de todas as discussões sobre os dados; e
(e) construção, em conjunto, de planos de ação, permitindo enfrentar
e resolver com metas de curto, médio e longo prazo, os problemas
diagnosticados.
Embora com a proposta de uma pesquisa participativa, desde o
inicio pensou-se em combinar métodos quantitativos e qualitativos para
atender à complexidade do objeto de estudo, garantindo a consistência
dos resultados da avaliação. Como todo o processo era voltado para a
construção das propostas de mudanças, entendidas como necessárias para
o aprimoramento do curso, a ideia era que os grupos responsáveis pelas
ações, no desenvolvimento do processo, se apropriassem da compreensão
dos dados coletados e a partir destes, adquirissem os subsídios necessários
para a implementação das mudanças.
Analisando o processo, e com mais elementos sobre a fundamentação
teórico-metodológica da pesquisa, percebe-se que o estudo se aproximou
muito da abordagem de Triangulação de Métodos segundo a compreensão
de Schutz (1982):
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