Page 161 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO V  A AVALIAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA DA UEL



                Essa modalidade de investigação sofre muitas críticas quanto ao seu
           status de cientificidade e quanto à fragilidade teórica de suas experiências,
           entretanto na área de educação e de gestão, sobretudo no campo da avaliação
           institucional,  especialmente  nos  processos  de  autoavaliação  e  avaliação
           externa, cumpre uma função estratégica.
                Do  ponto  de  vista  metodológico,  analisando  os  procedimentos
           adotados no SIAMed, cumpriu-se todas as etapas desse tipo de investigação,
           segundo Minayo (2006: 163):
                (a) inter-relação de grupos com saberes diferenciados;

                (b) formulação de um quadro teórico referente ao problema para o
                qual se busca solução;

                (c)  participação  dos  integrantes  do  processo  em  todas  as  fases  de
                desdobramento do projeto;
                (d) socialização de todas as discussões sobre os dados; e

                (e) construção, em conjunto, de planos de ação, permitindo enfrentar
                e resolver com metas de curto, médio e longo prazo, os problemas
                diagnosticados.

                Embora  com  a  proposta  de  uma  pesquisa  participativa,  desde  o
           inicio  pensou-se em combinar métodos  quantitativos  e qualitativos  para
           atender  à  complexidade  do  objeto  de  estudo,  garantindo  a  consistência
           dos  resultados  da  avaliação.  Como  todo  o  processo  era  voltado  para a
           construção das propostas de mudanças, entendidas como necessárias para
           o aprimoramento do curso, a ideia era que os grupos responsáveis pelas
           ações, no desenvolvimento do processo, se apropriassem da compreensão
           dos dados coletados e a partir destes, adquirissem os subsídios necessários
           para a implementação das mudanças.
                Analisando o processo, e com mais elementos sobre a fundamentação
           teórico-metodológica da pesquisa, percebe-se que o estudo se aproximou
           muito da abordagem de Triangulação de Métodos segundo a compreensão
           de Schutz (1982):




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