Page 166 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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permita gerar mudanças, corrigir rumos, potencializar ações e intervenções
e constituir um aprendizado para todos”. (MINAYO, 2005: 46).
Além do envolvimento do universo de professores, estudantes e
funcionários do curso, foram envolvidas todas as Comissões de Apoio ao
Colegiado do Curso, o Centro Acadêmico, os Departamentos, as demais
instâncias institucionais, as lideranças institucionais, a Associação Médica
local, ex-alunos, profissionais dos Serviços de Saúde da região, lideranças
comunitárias, os Conselhos Municipal e Estadual, Associações Nacionais,
pares de outras instituições, órgãos de fomento e órgãos de controle.
Ainda assim percebia-se que muitos atores da comunidade interna não
se envolviam. A rotina cotidiana da universidade não favorece a interação.
Os espaços físicos distantes; a excessiva carga de trabalho didático tanto
para docentes quanto discentes; o trabalho nos hospitais; as tarefas
administrativas acumuladas com os projetos de ensino, de pesquisa, de
extensão, o trabalho na pós-graduação, a cobrança pela produção acadêmica,
a cobrança pelos bons resultados nas provas, entre outras coisas, fazem
parte de uma dinâmica muito rica, que passa a sensação de uma integração
efetiva, mas que na prática não acontece.
Na área da saúde, isso se agrava quando consideramos o mundo do
trabalho, onde a grande maioria dos docentes é antes de tudo, médico, e atua
em seus consultórios, em clínicas, em hospitais, tendo uma dupla jornada
de trabalho. Essas questões já interferiam no próprio desenvolvimento do
curso, que desde a implantação do currículo integrado, prescindia de uma
dedicação muito maior, principalmente por parte do corpo docente.
Em um processo de avaliação participativo, que exige o envolvimento
efetivo dos atores, sem que deixem de executar suas demais atividades,
exigindo uma dedicação extra, essa questão se explicita ainda mais. Pode-
se dizer que a avaliação contou com a representação significativa dos
segmentos, mas também pode-se dizer que uma parcela importante não
se envolveu em momento algum. Entre uma atividade e outra, a avaliação
ficava em segundo plano.
O período da coleta de dados foi muito interessante, particularmente
as reuniões de avaliação, que movimentaram o curso. As reuniões foram
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