Page 167 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO V  A AVALIAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA DA UEL



           transformadas em agradáveis momentos de interação, e entre outras coisas,
           serviram para reforçar o quanto esses momentos são importantes. Serviram
           também para aproximar pessoas que há muito não se relacionavam, ou que
           nem mesmo se conheciam.
                De outra parte, como essa não era uma prática constante, nem sempre
           as pessoas se sentiam à vontade para expressar suas opiniões.  Apesar de ter
           sido feito todo um esforço de sensibilização sobre os objetivos da avaliação
           e de ter ficado claro desde o início a que fins serviriam os resultados, alguns
           se mostravam receosos de explicitar as questões consideradas mais críticas.
           Em relação aos questionários, foi obtido um retorno significativo de todos os
           segmentos, com exceção dos ex-alunos que o curso teve muitas dificuldades
           em contactar. O distanciamento dos ex-alunos, e a ausência de um cadastro
           atualizado foi uma das primeiras constatações do processo de avaliação.
                 Na fase seguinte, de sistematização e tratamento dos dados, o que
           mais demandou a equipe central foi a categorização e a sistematização das
           respostas às questões abertas dos questionários, o que precisava ser feito
           por quem entendia do assunto e estava envolvido no processo, sob pena
           de não compreender a essência das respostas, das críticas e/ou sugestões.
           O volume era grande e foi preciso um esforço extra e o envolvimento de
           mais pessoas. Este foi mais um momento intenso de troca de olhares e de
           percepções, que fortaleceu o processo de avaliação.
                Naquele  momento  se  configurou  a  escolha  acertada  da  conjugação
           de dados quantitativos e qualitativos à medida que os consensos obtidos
           nas  reuniões  de  avaliação  eram  confirmados  nas  estatísticas  resultantes
           dos questionários aplicados separadamente a cada um dos segmentos. Ao
           mesmo tempo, aquilo que ficava indefinido na classificação do curso em um
           determinado nível, era melhor explicado nos depoimentos encontrados nas
           questões abertas.

                Na sequência, um outro esforço foi necessário na análise dos resultados,
           interpretando  a  sistematização,  os  gráficos,  as  tabelas  e  os  cruzamentos
           destes  de  forma  a  retratar  com  precisão  a  opinião  dos  envolvidos,  e  em
           seguida fazer a síntese para que os extensos relatórios se transformassem
           em interessantes informes avaliativos.

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