Page 167 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO V A AVALIAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA DA UEL
transformadas em agradáveis momentos de interação, e entre outras coisas,
serviram para reforçar o quanto esses momentos são importantes. Serviram
também para aproximar pessoas que há muito não se relacionavam, ou que
nem mesmo se conheciam.
De outra parte, como essa não era uma prática constante, nem sempre
as pessoas se sentiam à vontade para expressar suas opiniões. Apesar de ter
sido feito todo um esforço de sensibilização sobre os objetivos da avaliação
e de ter ficado claro desde o início a que fins serviriam os resultados, alguns
se mostravam receosos de explicitar as questões consideradas mais críticas.
Em relação aos questionários, foi obtido um retorno significativo de todos os
segmentos, com exceção dos ex-alunos que o curso teve muitas dificuldades
em contactar. O distanciamento dos ex-alunos, e a ausência de um cadastro
atualizado foi uma das primeiras constatações do processo de avaliação.
Na fase seguinte, de sistematização e tratamento dos dados, o que
mais demandou a equipe central foi a categorização e a sistematização das
respostas às questões abertas dos questionários, o que precisava ser feito
por quem entendia do assunto e estava envolvido no processo, sob pena
de não compreender a essência das respostas, das críticas e/ou sugestões.
O volume era grande e foi preciso um esforço extra e o envolvimento de
mais pessoas. Este foi mais um momento intenso de troca de olhares e de
percepções, que fortaleceu o processo de avaliação.
Naquele momento se configurou a escolha acertada da conjugação
de dados quantitativos e qualitativos à medida que os consensos obtidos
nas reuniões de avaliação eram confirmados nas estatísticas resultantes
dos questionários aplicados separadamente a cada um dos segmentos. Ao
mesmo tempo, aquilo que ficava indefinido na classificação do curso em um
determinado nível, era melhor explicado nos depoimentos encontrados nas
questões abertas.
Na sequência, um outro esforço foi necessário na análise dos resultados,
interpretando a sistematização, os gráficos, as tabelas e os cruzamentos
destes de forma a retratar com precisão a opinião dos envolvidos, e em
seguida fazer a síntese para que os extensos relatórios se transformassem
em interessantes informes avaliativos.
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