Page 163 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO V A AVALIAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA DA UEL
Apesar de não conter todo o rigor científico, e ainda que não de forma
intencional, o processo de avaliação do curso de medicina desenvolveu os
sete passos previstos na abordagem da triangulação de métodos. Desde o
início, a equipe formada para a realização da avaliação era multidisciplinar,
envolvendo professores de várias áreas das ciências da saúde, professores
com formação na área de avaliação, e com formação na área de estatística.
A questão inicial que motivava a todos, era a qualidade do curso,
traduzida naquele momento na capacidade do currículo integrado em formar
bons médicos. Naquele ano (2003), formava-se a primeira turma do novo
currículo e era preciso conhecer melhor o novo.
O processo de mudança encontrava-se em crise e, antes de lutar por sua
consolidação, fazia-se necessária uma ampla revisão do caminho trilhado até
aquele momento. Era preciso rever a metodologia, os conteúdos, as práticas,
os processos, a estrutura, a gestão, a capacitação, os cenários, as posturas,
a avaliação, enfim, o modelo. Foi com esse propósito que se estruturou a
proposta de avaliação.
Além do grupo central que coordenava o processo, houve o
envolvimento de outros atores, alguns de modo mais efetivo, desde a
concepção do projeto. A escolha do método, a abordagem, a estrutura dos
instrumentos de avaliação, os indicadores, as fontes de informação, enfim,
todas as propostas eram sempre discutidas com um grupo mais ampliado
antes de serem colocadas em prática.
Assim que foi finalizada a elaboração do projeto de avaliação, contendo
seus princípios, seus objetivos, suas fases, o planejamento das ações, seu
cronograma e a proposta de utilização dos resultados, este foi divulgado
amplamente para todos os envolvidos no curso, fazendo parte da etapa de
sensibilização da comunidade interna para a realização da avaliação. Para
a construção dos instrumentos, especialmente da Matriz de avaliação que
embasava todo o projeto, houve a participação de um grupo significativo de
docentes do curso, que interagiu de forma permanente com a coordenação,
sugerindo, elaborando, criticando, trazendo contribuições teóricas e
conceituais, testando e validando a proposta final de cada instrumento e do
conjunto das ações.
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