Page 163 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO V  A AVALIAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA DA UEL



                Apesar de não conter todo o rigor científico, e ainda que não de forma
           intencional, o processo de avaliação do curso de medicina desenvolveu os
           sete passos previstos na abordagem da triangulação de métodos. Desde o
           início, a equipe formada para a realização da avaliação era multidisciplinar,
           envolvendo professores de várias áreas das ciências da saúde, professores
           com formação na área de avaliação, e com formação na área de estatística.
                A questão  inicial que  motivava a todos,  era a qualidade  do curso,
           traduzida naquele momento na capacidade do currículo integrado em formar
           bons médicos.  Naquele ano (2003), formava-se a primeira turma do novo
           currículo e era preciso conhecer melhor o novo.
                O processo de mudança encontrava-se em crise e, antes de lutar por sua
           consolidação, fazia-se necessária uma ampla revisão do caminho trilhado até
           aquele momento. Era preciso rever a metodologia, os conteúdos, as práticas,
           os processos, a estrutura, a gestão, a capacitação, os cenários, as posturas,
           a avaliação, enfim, o modelo. Foi com esse propósito que se estruturou a
           proposta de avaliação.

                Além  do  grupo  central  que  coordenava  o  processo,  houve  o
           envolvimento  de  outros  atores,  alguns de  modo  mais  efetivo,  desde  a
           concepção do projeto. A escolha do método, a abordagem, a estrutura dos
           instrumentos de avaliação, os indicadores, as fontes de informação, enfim,
           todas as propostas eram sempre discutidas com um grupo mais ampliado
           antes de serem colocadas em prática.
                Assim que foi finalizada a elaboração do projeto de avaliação, contendo
           seus princípios, seus objetivos, suas fases, o planejamento das ações, seu
           cronograma e a proposta de utilização dos resultados, este foi divulgado
           amplamente para todos os envolvidos no curso, fazendo parte da etapa de
           sensibilização da comunidade interna para a realização da avaliação. Para
           a construção dos instrumentos, especialmente da Matriz de avaliação que
           embasava todo o projeto, houve a participação de um grupo significativo de
           docentes do curso, que interagiu de forma permanente com a coordenação,
           sugerindo,  elaborando, criticando,  trazendo contribuições  teóricas  e
           conceituais, testando e validando a proposta final de cada instrumento e do
           conjunto das ações.


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