Page 158 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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categorias envolvidas. Entretanto, quando são analisados indicadores em
especial; atividades em separado; ou questões específicas dentro do processo
de ensino-aprendizagem, os resultados são mais críticos e indicaram a
necessidade de mudanças.
Em linhas gerais, a partir da avaliação interna, a comissão externa
concluiu que o Projeto Pedagógico do Curso era inovador e que estava
de acordo com as Diretrizes Curriculares. Havia planejamento do curso,
gestão e avaliação continuados. O método adotado nos quatro primeiros
anos estimulava o desenvolvimento da autonomia intelectual, o trabalho
em equipe, a busca e a visão crítica das informações e o desenvolvimento
de habilidades e atitudes. Estava presente uma visão biopsicossocial e uma
formação ética e de responsabilidade social. A inserção dos alunos, em vários
momentos do curso, na comunidade, foi apontada como um dos aspectos
fortes do Curso. A Comissão considerou que o Projeto Político-Pedagógico
deveria ser continuado, sendo, é claro, submetido sempre a avaliações para
identificação e correção de problemas.
Os resultados referem-se aos dados coletados por meio das reuniões
de avaliação, questionários e entrevistas, e do parecer da comissão externa,
em uma abordagem quantitativa e qualitativa. Além disso, foram utilizados
todos os documentos produzidos pelas comissões de apoio do Colegiado do
Curso, preceptoria do internato e estudantes. Estes resultados já vinham
subsidiando o trabalho do colegiado e das comissões de apoio do Curso.
5.3.4 Meta-avaliação
Por definição, a meta-avaliação ocorre após o término da avaliação, e é
caracterizada dentro de uma abordagem somativa, ou seja, depois que todo
o processo avaliativo já ocorreu. Nesse tipo de abordagem, são considerados
os relatórios e também os bancos de dados coletados, a documentação
analisada, registros feitos e depoimentos obtidos, enfim, todo o material
disponível que retrate a avaliação desenvolvida. (DIAS SOBRINHO, 2003b).
Se caracteriza por ter a avaliação como objeto de interesse, ou seja,
nada mais é do que a avaliação do próprio processo avaliativo. Representa
a atitude contínua de reflexão sobre o processo avaliativo, que decorre da
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