Page 158 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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categorias  envolvidas. Entretanto,  quando são  analisados  indicadores  em
            especial; atividades em separado; ou questões específicas dentro do processo
            de  ensino-aprendizagem,  os  resultados  são  mais  críticos  e  indicaram  a
            necessidade de mudanças.
                 Em linhas gerais, a partir da avaliação interna, a comissão  externa
            concluiu  que  o Projeto  Pedagógico  do  Curso  era inovador  e  que estava
            de  acordo  com  as  Diretrizes  Curriculares.  Havia  planejamento  do  curso,
            gestão e avaliação continuados. O método adotado nos quatro primeiros
            anos  estimulava  o  desenvolvimento  da  autonomia  intelectual,  o  trabalho
            em equipe, a busca e a visão crítica das informações e o desenvolvimento
            de habilidades e atitudes. Estava presente uma visão biopsicossocial e uma
            formação ética e de responsabilidade social. A inserção dos alunos, em vários
            momentos do curso, na comunidade, foi apontada como um dos aspectos
            fortes do Curso. A Comissão considerou que o Projeto Político-Pedagógico
            deveria ser continuado, sendo, é claro, submetido sempre a avaliações para
            identificação e correção de problemas.
                 Os resultados referem-se aos dados coletados por meio das reuniões
            de avaliação, questionários e entrevistas, e do parecer da comissão externa,
            em uma abordagem quantitativa e qualitativa. Além disso, foram utilizados
            todos os documentos produzidos pelas comissões de apoio do Colegiado do
            Curso, preceptoria do internato e estudantes. Estes resultados já vinham
            subsidiando o trabalho do colegiado e das comissões de apoio do Curso.



                 5.3.4 Meta-avaliação

                 Por definição, a meta-avaliação ocorre após o término da avaliação, e é
            caracterizada dentro de uma abordagem somativa, ou seja, depois que todo
            o processo avaliativo já ocorreu. Nesse tipo de abordagem, são considerados
            os  relatórios  e  também  os  bancos  de  dados  coletados,  a  documentação
            analisada, registros feitos e depoimentos obtidos, enfim, todo o material
            disponível que retrate a avaliação desenvolvida. (DIAS SOBRINHO, 2003b).

                 Se caracteriza por ter a avaliação como objeto de interesse, ou seja,
            nada mais é do que a avaliação do próprio processo avaliativo. Representa
            a atitude contínua de reflexão sobre o processo avaliativo, que decorre da

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