Page 154 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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dimensões, resultantes da classificação dos indicadores por cada segmento
            envolvido. De acordo com a metodologia adotada, a partir da coleta, cada
            grupo tem a sua opinião sobre o curso. Os resultados são representados por
            gráficos, sendo um gráfico para cada dimensão e um gráfico contendo todas
            as dimensões, na opinião daquele segmento.
                 Na  sequência,  foi  feita  a  sobreposição  dos  gráficos,  permitindo  a
            comparação  da opinião  de cada grupo, em cada uma das dimensões;  ou
            ainda, no conjunto das dimensões, o que representa a totalidade do curso. Os
            dados das questões fechadas dos questionários foram tabulados e analisados
            utilizando-se o programa Epidata. Em um primeiro momento utilizando-
            se a análise da distribuição das respostas por escore, da escala de Likert,
            de  acordo  com  cada  segmento,  verificando-se  o  padrão  de  respostas  por
            indicador e segmento. Em um segundo momento para comparar as diversas
            percepções dos segmentos envolvidos, calculando a média dos escores por
            questão de cada segmento, e, posteriormente, a análise comparativa entre
            eles.
                 A sistematização dos resultados foi realizada por meio dos cruzamentos
            entre os resultados obtidos, e entre os dados qualitativos e quantitativos, de
            acordo com os indicadores e com as dimensões de análise.

                 Observou-se a riqueza dos resultados apresentados por cada um dos
            métodos  utilizados  no  SIAMed.  O  cruzamento  dos  dados  coletados  nas
            reuniões de avaliação, e pelos questionários e entrevistas, permitiu um olhar
            mais abrangente e ao mesmo tempo mais próximo da realidade do curso.



                 5.3.2 Avaliação externa
                 Representa um exame de fora para dentro da instituição. É comple-
            mentar à autoavaliação e deve ser realizada a partir de sua consolidação junto
            à comunidade  interna,  ouvindo pares de outras instituições, lideranças,
            organizações  e demais  representações  da sociedade  organizada, sobre o
            conjunto de informações que representam a totalidade do Curso.
                 Aqui estão inclusos os demais Mecanismos de Avaliação e/ou controle,
            propostos pelos Governos Estadual e Federal, bem como de Programas de
            Fomento:

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