Page 153 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
P. 153
C APÍTULO V A AVALIAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA DA UEL
d) Reuniões de Avaliação do desenvolvimento das competências
voltadas à relação médico/paciente/família/comunidade, na
formação/atuação dos estudantes:
O objetivo das reuniões de avaliação com a comunidade externa local
foi obter a percepção dos coordenadores e médicos das Unidades Básicas
de Saúde - UBS que atuaram nos Módulos de Interação Ensino, Serviços e
Comunidade, sobre o desempenho dos estudantes, enquanto profissionais
em formação.
A coleta de dados foi realizada por meio das reuniões de avaliação,
buscando o consenso dos participantes a respeito dos aspectos relacionados
à atuação na UBS e ao atendimento prestado aos pacientes.
e) Questionários de Avaliação do desenvolvimento das
competências relativas à relação médico/paciente/família
comunidade na formação/atuação dos estudantes:
Para complementar a avaliação do Curso, considerou-se importante
conhecer a opinião da comunidade interna e externa local sobre o desempenho
dos estudantes enquanto profissionais em formação. A coleta de dados foi
realizada por meio de questionários respondidos pelos pacientes atendidos
no Ambulatório do Hospital das Clínicas - AHC, profissionais de saúde
(médicos e enfermeiros) que atuam no Hospital Universitário - HU e na
Maternidade Municipal Lucilla Ballalai - MMLB, e preceptores do internato
médico.
Os questionários continham questões relativas ao desempenho dos
estudantes nas consultas e no atendimento hospitalar, enquanto integrante
de uma equipe multidisciplinar.
Tratamento e análise dos dados
Para o tratamento e análise dos dados qualitativos também foi
utilizada a metodologia de Rifkin (1988) a partir de uma matriz de três
níveis (objetivos, dimensões e indicadores) que pretendeu analisar o
cumprimento dos objetivos do curso, com base nos dados relativos às
140