Page 153 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO V  A AVALIAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA DA UEL



                d)  Reuniões de Avaliação do desenvolvimento das competências
                   voltadas  à  relação  médico/paciente/família/comunidade,  na
                   formação/atuação dos estudantes:
                O objetivo das reuniões de avaliação com a comunidade externa local
           foi obter a percepção dos coordenadores e médicos das Unidades Básicas
           de Saúde - UBS que atuaram nos Módulos de Interação Ensino, Serviços e
           Comunidade, sobre o desempenho dos estudantes, enquanto profissionais
           em formação.
                A coleta de dados foi realizada por meio das reuniões de avaliação,
           buscando o consenso dos participantes a respeito dos aspectos relacionados
           à atuação na UBS e ao atendimento prestado aos pacientes.

                e)  Questionários  de Avaliação do desenvolvimento  das
                   competências relativas à relação  médico/paciente/família
                   comunidade na formação/atuação dos estudantes:
                Para complementar  a avaliação  do Curso,  considerou-se  importante
           conhecer a opinião da comunidade interna e externa local sobre o desempenho
           dos estudantes enquanto profissionais em formação. A coleta de dados foi
           realizada por meio de questionários respondidos pelos pacientes atendidos
           no  Ambulatório  do  Hospital  das  Clínicas  -  AHC,  profissionais  de  saúde
           (médicos e enfermeiros) que atuam no Hospital Universitário - HU e na
           Maternidade Municipal Lucilla Ballalai - MMLB, e preceptores do internato
           médico.
                 Os questionários continham questões relativas ao desempenho dos
           estudantes nas consultas e no atendimento hospitalar, enquanto integrante
           de uma equipe multidisciplinar.



                Tratamento e análise dos dados

                Para o tratamento e análise dos dados qualitativos  também foi
           utilizada  a  metodologia  de  Rifkin  (1988) a  partir  de  uma  matriz  de  três
           níveis  (objetivos,  dimensões  e  indicadores)  que  pretendeu  analisar  o
           cumprimento  dos objetivos  do curso, com base nos dados relativos às

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