Page 159 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
P. 159
C APÍTULO V A AVALIAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA DA UEL
necessidade do desenvolvimento constante de procedimentos de análise e
crítica, visando aprimorar os mecanismos e os instrumentos utilizados na
avaliação. Se faz necessária porque garante a efetividade social da avaliação
e possibilita a redefinição de rumos pela gestão.
No SIAMed a meta-avaliação visa a retomada crítica do processo
desenvolvido a partir dos resultados das avaliações interna e externa, com
vistas às tomadas de decisões, em busca do aperfeiçoamento do Curso, por
meio do desenvolvimento das seguintes etapas:
• Discussão dos processos internos e externos no âmbito da
comunidade acadêmica;
• Reflexão sobre as potencialidades e as fragilidades do Curso,
identificadas a partir dos processos avaliativos;
• Encaminhamento de propostas de mudança, tendo como pano de
fundo o passado avaliado e o futuro projetado para o Curso; e
• Reexame das práticas avaliativas e adequação do Sistema de
Avaliação.
Os resultados do SIAMed, bem como o acompanhamento sistemático
da avaliação do processo de ensino-aprendizagem, foram objetos de discussão
nas devidas instâncias acadêmicas e administrativas, com a participação de
todos os envolvidos e ainda no Fórum de Avaliação do Curso de Medicina,
contando com a participação efetiva de professores, estudantes e gestores.
A partir daquele momento, foi possível refletir sobre uma visão de conjunto
da evolução do curso e da percepção de todos a respeito dos pontos falhos
e dos pontos positivos, permitindo o debate e aperfeiçoamentos constantes.
Os Relatórios da Avaliação do Curso foram encaminhados a todos os
Departamentos envolvidos e para o Centro Acadêmico para conhecimento e
análise. Foram objeto de discussão nas reuniões da Comissão de Avaliação,
e da Comissão Organizadora do V Fórum do Curso, para análise mais
detalhada e preparação das propostas de mudança que seriam debatidas no
Fórum.
Os resultados do processo de avaliação do curso, realizado durante
2003 e 2005, e as sugestões do V Fórum do Curso, realizado em
novembro de 2003, indicaram a necessidade de várias adequações no
146