Page 159 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO V  A AVALIAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA DA UEL



           necessidade do desenvolvimento constante de procedimentos de análise e
           crítica, visando aprimorar os mecanismos e os instrumentos utilizados na
           avaliação. Se faz necessária porque garante a efetividade social da avaliação
           e possibilita a redefinição de rumos pela gestão.
                No  SIAMed  a  meta-avaliação  visa  a  retomada  crítica  do  processo
           desenvolvido a partir dos resultados das avaliações interna e externa, com
           vistas às tomadas de decisões, em busca do aperfeiçoamento do Curso, por
           meio do desenvolvimento das seguintes etapas:
                •   Discussão  dos  processos  internos  e  externos  no  âmbito  da
                   comunidade acadêmica;
                •   Reflexão  sobre  as  potencialidades  e  as  fragilidades  do  Curso,
                   identificadas a partir dos processos avaliativos;
                •   Encaminhamento de propostas de mudança, tendo como pano de
                   fundo o passado avaliado e o futuro projetado para o Curso; e
                •   Reexame das práticas avaliativas e adequação  do  Sistema  de
                   Avaliação.

                Os resultados do SIAMed, bem como o acompanhamento sistemático
           da avaliação do processo de ensino-aprendizagem, foram objetos de discussão
           nas devidas instâncias acadêmicas e administrativas, com a participação de
           todos os envolvidos e ainda no Fórum de Avaliação do Curso de Medicina,
           contando com a participação efetiva de professores, estudantes e gestores.
           A partir daquele momento, foi possível refletir sobre uma visão de conjunto
           da evolução do curso e da percepção de todos a respeito dos pontos falhos
           e dos pontos positivos, permitindo o debate e aperfeiçoamentos constantes.
                Os Relatórios da Avaliação do Curso foram encaminhados a todos os
           Departamentos envolvidos e para o Centro Acadêmico para conhecimento e
           análise. Foram objeto de discussão nas reuniões da Comissão de Avaliação,
           e  da Comissão  Organizadora  do  V  Fórum  do  Curso,  para análise  mais
           detalhada e preparação das propostas de mudança que seriam debatidas no
           Fórum.
                Os resultados  do processo  de avaliação  do curso,  realizado durante
           2003 e  2005, e  as  sugestões  do  V  Fórum  do  Curso,  realizado  em
           novembro  de  2003, indicaram  a  necessidade  de  várias  adequações  no

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