Page 162 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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Uma dinâmica de investigação que integra a análise das estruturas,
dos processos e dos resultados, a compressão das relações envolvidas na
implementação das ações e a visão que os atores diferenciados constroem
sobre todo o projeto: seu desenvolvimento, as relações hierárquicas e
técnicas, fazendo dele um construto. (Schutz, 1982 apud Minayo, 2006:
61)
Segundo Minayo (2006), além da integração objetiva e subjetiva nos
processos de pesquisa, esta proposta incluiu os atores contactados em
campo, não apenas como objeto de análise, mas, principalmente, como
sujeitos de autoavaliação, uma vez que foram introduzidos na construção
do objeto de estudo. Para a autora, a proposta de triangulação depende de
duas condições imprescindíveis:
1. Exigência de uma equipe formada por profissionais de várias áreas
que desejam trabalhar cooperativamente; e
2. Competência disciplinar de cada componente do grupo.
A triangulação de métodos valoriza a qualificação, mas compreende
a qualidade como indicador e parte da qualidade dos fenômenos, dos
processos, dos sujeitos sociais, marcados por estruturas, relações e
subjetividade. (MINAYO, 2006)
Operacionalmente, a triangulação de métodos pode ser desenvolvida
em sete passos:
1. Formulação do objeto ou da pergunta referencial que vai guiar o
processo;
2. Elaboração dos indicadores;
3. Escolha da bibliografia de referência e das fontes de informação;
4. Constituição dos instrumentos para coleta primária e secundária
das informações;
5. Organização e realização do trabalho de campo;
6. Análise das informações coletadas; e
7. Elaboração do informe final.
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