Page 162 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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Uma  dinâmica  de  investigação  que  integra  a  análise  das  estruturas,
                      dos processos e dos resultados, a compressão das relações envolvidas na
                      implementação das ações e a visão que os atores diferenciados constroem
                      sobre  todo  o  projeto:  seu  desenvolvimento,  as  relações  hierárquicas  e
                      técnicas, fazendo dele um construto. (Schutz, 1982 apud Minayo, 2006:
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                 Segundo Minayo (2006), além da integração objetiva e subjetiva nos
            processos  de  pesquisa,  esta  proposta  incluiu  os  atores  contactados  em
            campo,  não apenas como  objeto de análise,  mas, principalmente,  como
            sujeitos de autoavaliação, uma vez que foram introduzidos na construção
            do objeto de estudo. Para a autora, a proposta de triangulação depende de
            duas condições imprescindíveis:
                 1.  Exigência de uma equipe formada por profissionais de várias áreas
                    que desejam trabalhar cooperativamente; e
                 2.  Competência disciplinar de cada componente do grupo.

                 A triangulação de métodos valoriza a qualificação, mas compreende
            a  qualidade  como  indicador  e  parte  da  qualidade  dos  fenômenos,  dos
            processos,  dos sujeitos  sociais,  marcados  por estruturas,  relações  e
            subjetividade. (MINAYO, 2006)
                 Operacionalmente, a triangulação de métodos pode ser desenvolvida
            em sete passos:

                 1.  Formulação do objeto ou da pergunta referencial que vai guiar o
                    processo;
                 2.  Elaboração dos indicadores;
                 3.  Escolha da bibliografia de referência e das fontes de informação;
                 4.  Constituição dos instrumentos para coleta primária e secundária
                    das informações;
                 5.  Organização e realização do trabalho de campo;
                 6.  Análise das informações coletadas; e
                 7.  Elaboração do informe final.

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