Page 170 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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apoio permanentes, mas sob a coordenação da Comissão de Avaliação do
Curso - CAVMed, que tem várias outras atribuições no desenvolvimento
do mesmo, especialmente em relação à avaliação do processo de ensino-
aprendizagem, as tarefas do SIAMed foram relegadas a um segundo plano.
De forma inclusive natural, havia de se esperar que com a superação do
momento de crise, ainda que de forma temporária, os atores mais envolvidos
tinham que retomar suas outras funções na gestão do curso, sob pena de
criarem novos problemas se as demandas sob sua responsabilidade não
fossem cumpridas.
As próprias propostas de mudança aprovadas no V Fórum, para se
efetivarem dependiam da ação desses mesmos atores. Mais uma vez ficou
explícito o pequeno número de docentes comprometidos com as mudanças
do currículo integrado que exigiam mais tempo e dedicação. E como as
demais ações não podiam deixar de ser realizadas, o cronograma do processo
de avaliação foi sendo adiado.
Continuou havendo uma participação importante da coordenação
do processo de avaliação, e dos setores e segmentos envolvidos mais
diretamente naquele momento, mas insignificante no universo do curso.
Manteve-se a produção dos informes avaliativos, mas em volume bem
menor. Foram 17 informes referentes à produção da primeira etapa da
avaliação (agosto a novembro de 2003), e apenas 05 informes no período
subsequente (dezembro de 2003 a agosto de 2004). 23
A nova coordenação do Colegiado do curso tentou imprimir um ritmo
à comissão de avaliação para manter a periodicidade bimensal dos informes,
mas isso só se deu até agosto de 2004. Em função do acúmulo de tarefas do
grupo gestor, apenas no final de 2004 é que foi possível estruturar a avaliação
externa, concluindo os instrumentos de avaliação dirigidos à comunidade
externa local (questionários sobre o desempenho dos estudantes para os
23. Informes Avaliativos do SIAMed. Colegiado do Curso de Medicina da UEL,
Centro de Ciências da Saúde, UEL, 2003-2005. Disponível em www.ccs.uel.br/
informes/informes.asp
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