Page 170 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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apoio permanentes, mas sob a coordenação da Comissão de Avaliação do
            Curso - CAVMed, que tem várias outras atribuições no desenvolvimento
            do mesmo, especialmente em relação à avaliação do processo de ensino-
            aprendizagem, as tarefas do SIAMed foram relegadas a um segundo plano.
            De forma inclusive natural, havia de se esperar que com a superação do
            momento de crise, ainda que de forma temporária, os atores mais envolvidos
            tinham que retomar suas outras funções na gestão do curso, sob pena de
            criarem  novos  problemas  se  as demandas  sob sua  responsabilidade  não
            fossem cumpridas.
                 As  próprias  propostas  de  mudança  aprovadas  no  V  Fórum,  para  se
            efetivarem dependiam da ação desses mesmos atores. Mais uma vez ficou
            explícito o pequeno número de docentes comprometidos com as mudanças
            do currículo integrado que exigiam mais tempo e dedicação.  E como as
            demais ações não podiam deixar de ser realizadas, o cronograma do processo
            de avaliação foi sendo adiado.
                 Continuou  havendo uma participação  importante  da coordenação
            do processo  de avaliação,  e dos setores  e segmentos  envolvidos mais
            diretamente  naquele  momento,  mas  insignificante  no  universo  do  curso.
            Manteve-se  a  produção  dos  informes  avaliativos,  mas  em  volume  bem
            menor. Foram  17 informes  referentes  à produção  da primeira  etapa  da
            avaliação (agosto a novembro de 2003), e apenas 05 informes no período
            subsequente (dezembro de 2003 a agosto de 2004). 23
                 A nova coordenação do Colegiado do curso tentou imprimir um ritmo
            à comissão de avaliação para manter a periodicidade bimensal dos informes,
            mas isso só se deu até agosto de 2004. Em função do acúmulo de tarefas do
            grupo gestor, apenas no final de 2004 é que foi possível estruturar a avaliação
            externa, concluindo os instrumentos de avaliação dirigidos à comunidade
            externa local (questionários sobre o desempenho dos estudantes para os






                  23. Informes Avaliativos do SIAMed. Colegiado do Curso de Medicina da UEL,
                  Centro de Ciências da Saúde, UEL, 2003-2005. Disponível em www.ccs.uel.br/
                  informes/informes.asp

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