Page 172 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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pessoas,  fortalecendo  o  diálogo  e  a  troca  de  experiências.  Entre  outros
            benefícios, a vinda da comissão foi salutar para reforçar a necessidade de
            aprofundar a avaliação do Internato do curso. Muitas questões haviam sido
            apontadas nos resultados da avaliação interna, mas existia uma dificuldade
            grande em  enfrentá-las.  Desde  a  implantação  do  currículo  integrado,
            o internato,  considerado  modelo  por grande parte do corpo docente, era
            tratado como uma questão à parte, como se não precisasse de mudanças
            para se adequar à nova concepção da educação médica presente no novo
            currículo. Dadas as resistências internas, foi-se protelando o debate sobre a
            separação entre as quatro primeiras séries e o internato, e sobre a urgente
            necessidade de se reavaliar o modelo, ainda muito centrado no hospital.
                 Essas  questões  foram  muito  enfatizadas  pela comissão  externa  e
            favoreceram  o  reconhecimento  da  fragilidade  pela  comunidade  interna,
            dando respaldo à gestão do curso para avançar na avaliação do internato,
            com desdobramentos importantes.
                 O curso foi muito bem avaliado no relatório final da Comissão Externa,
            confirmando os resultados da avaliação interna. Isso foi muito bem recebido
            pela  comunidade  acadêmica,  considerando  a representatividade  dos
            membros da Comissão na educação médica e nas políticas de saúde tanto
            regionais quanto nacionais. A reafirmação viria depois com os resultados
            obtidos  pelos  estudantes  do curso  no Exame  Nacional  de Desempenho,
            o  ENADE,  um  dos  componentes  da  avaliação  externa  na  perspectiva  do
            SINAES, em comparação com outras escolas médicas.
                 Dando sequência ao processo, elaborou-se o informe final contendo a
            consolidação dos resultados da avaliação interna e da avaliação externa. A
            Edição Especial dos informes avaliativos foi publicada em agosto de 2005,
            exatamente quando o processo de avaliação completava dois anos.
                 Naquele  momento  estavam  em  andamento  os  preparativos  do  VI
            Fórum do curso, realizado em novembro de 2005. De posse do acúmulo de
            informações coletadas no decorrer da implantação do currículo integrado,
            dos  resultados  do  processo  de  avaliação  e  com  base em  diálogos  com
            professores e estudantes, o coordenador do curso elaborou uma Coletânea



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