Page 172 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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pessoas, fortalecendo o diálogo e a troca de experiências. Entre outros
benefícios, a vinda da comissão foi salutar para reforçar a necessidade de
aprofundar a avaliação do Internato do curso. Muitas questões haviam sido
apontadas nos resultados da avaliação interna, mas existia uma dificuldade
grande em enfrentá-las. Desde a implantação do currículo integrado,
o internato, considerado modelo por grande parte do corpo docente, era
tratado como uma questão à parte, como se não precisasse de mudanças
para se adequar à nova concepção da educação médica presente no novo
currículo. Dadas as resistências internas, foi-se protelando o debate sobre a
separação entre as quatro primeiras séries e o internato, e sobre a urgente
necessidade de se reavaliar o modelo, ainda muito centrado no hospital.
Essas questões foram muito enfatizadas pela comissão externa e
favoreceram o reconhecimento da fragilidade pela comunidade interna,
dando respaldo à gestão do curso para avançar na avaliação do internato,
com desdobramentos importantes.
O curso foi muito bem avaliado no relatório final da Comissão Externa,
confirmando os resultados da avaliação interna. Isso foi muito bem recebido
pela comunidade acadêmica, considerando a representatividade dos
membros da Comissão na educação médica e nas políticas de saúde tanto
regionais quanto nacionais. A reafirmação viria depois com os resultados
obtidos pelos estudantes do curso no Exame Nacional de Desempenho,
o ENADE, um dos componentes da avaliação externa na perspectiva do
SINAES, em comparação com outras escolas médicas.
Dando sequência ao processo, elaborou-se o informe final contendo a
consolidação dos resultados da avaliação interna e da avaliação externa. A
Edição Especial dos informes avaliativos foi publicada em agosto de 2005,
exatamente quando o processo de avaliação completava dois anos.
Naquele momento estavam em andamento os preparativos do VI
Fórum do curso, realizado em novembro de 2005. De posse do acúmulo de
informações coletadas no decorrer da implantação do currículo integrado,
dos resultados do processo de avaliação e com base em diálogos com
professores e estudantes, o coordenador do curso elaborou uma Coletânea
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