Page 147 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO V A AVALIAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA DA UEL
5.3 O MODELO DE AVALIAÇÃO 19
A avaliação deve ter uma função muito mais crítica, que meramente de
constatação. Deve analisar o realizado, mas para melhor cumprir o que há
por realizar (...) Há de tornar manifesta e socialmente mais consistente o
projeto educativo de uma instituição. (DIAS SOBRINHO, 2003b: 180-1)
Todo o processo da avaliação do Curso foi desenvolvido em conjunto
com a Comissão de Avaliação do Curso – CAVMed, e recebeu a denominação
de Sistema Integrado de Avaliação do Curso de Medicina da UEL – SIAMed.
O modelo proposto, que considerou a experiência do PAIUB e as
bases conceituais do SINAES, envolve todos os implicados no processo
(estudantes, professores, gestores, técnicos, pesquisadores, instituição e
sociedade), tendo como centro o cumprimento da finalidade essencial do
curso que é a formação humana, não só no sentido técnico e profissional,
mas também social, ético e político. Sendo um processo democrático,
exige participação e interação, e é constituído por ações articuladas e
complementares, organizadas com intencionalidade essencialmente
educativa, portanto, formativo e construtivo. (COLEGIADO, 2003)
O SIAMed engloba o conjunto das dimensões que compõem o curso,
e envolve todos os que participam do processo de formação do médico
(estudantes, professores, funcionários, dirigentes, técnicos, profissionais
de saúde, serviços de saúde, pacientes, comunidade, ex-alunos, e sociedade
civil organizada) possibilitando a identificação das suas potencialidades e
fragilidades na opinião dos diversos segmentos envolvidos:
• Dimensão I - Projeto Político-Pedagógico
• Dimensão II – Desenvolvimento da Abordagem Pedagógica e
Processo de Ensino-aprendizagem
19. SIAMed – Sistema Integrado de Avaliação do Curso de Medicina da UEL,
Colegiado do Curso, Centro de Ciências da Saúde – UEL. Londrina, 2003.
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