Page 147 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO V  A AVALIAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA DA UEL



                          5.3 O MODELO DE AVALIAÇÃO       19


                     A avaliação deve ter uma função muito mais crítica, que meramente de
                     constatação. Deve analisar o realizado, mas para melhor cumprir o que há
                     por realizar (...) Há de tornar manifesta e socialmente mais consistente o
                     projeto educativo de uma instituição. (DIAS SOBRINHO, 2003b: 180-1)


                Todo o processo da avaliação do Curso foi desenvolvido em conjunto
           com a Comissão de Avaliação do Curso – CAVMed, e recebeu a denominação
           de Sistema Integrado de Avaliação do Curso de Medicina da UEL – SIAMed.

                O modelo proposto,  que considerou  a experiência  do  PAIUB e as
           bases  conceituais  do  SINAES,  envolve  todos  os  implicados no  processo
           (estudantes,  professores,  gestores,  técnicos,  pesquisadores,  instituição  e
           sociedade), tendo como centro o cumprimento da finalidade essencial do
           curso que é a formação humana, não só no sentido técnico e profissional,
           mas  também  social,  ético  e  político.  Sendo  um  processo  democrático,
           exige participação  e interação,  e é constituído  por ações articuladas  e
           complementares,  organizadas com intencionalidade  essencialmente
           educativa, portanto, formativo e construtivo. (COLEGIADO, 2003)
                O  SIAMed engloba o conjunto das dimensões que compõem o curso,
           e  envolve  todos  os  que  participam  do  processo  de  formação  do  médico
           (estudantes,  professores,  funcionários,  dirigentes,  técnicos,  profissionais
           de saúde, serviços de saúde, pacientes, comunidade, ex-alunos, e sociedade
           civil organizada) possibilitando a identificação das suas potencialidades e
           fragilidades na opinião dos diversos segmentos envolvidos:

                •   Dimensão I - Projeto Político-Pedagógico
                •   Dimensão II – Desenvolvimento da Abordagem Pedagógica e
                   Processo de Ensino-aprendizagem






                 19.  SIAMed – Sistema Integrado de Avaliação do Curso de Medicina da UEL,
                 Colegiado do Curso, Centro de Ciências da Saúde – UEL. Londrina, 2003.

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