Page 134 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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a proposta pedagógica apresentada tem a avaliação como  uma questão
            central, que está a serviço da aprendizagem, e a interdisciplinaridade como
            fundamento essencial. Desde o início do curso, o novo currículo valoriza
            de modo significativo a necessidade da prática integradora, realizada nos
            mais  variados  espaços  de  ensino-aprendizagem  favorecendo  a  integração
            com  os serviços de saúde e a comunidade.  Propicia  também  a vivência
            multiprofissional com ações integradoras envolvendo as outras carreiras da
            área da saúde.
                 O Curso de Medicina da UEL tem como objetivo central promover a
            formação geral do médico como profissional competente nas suas atribuições
            técnico-científicas  e  como  cidadão  consciente  das  suas  responsabilidades
            sociais, e para tanto se propõe a:
                 •   Formar  um  profissional  apto  a  resolver  a  grande  maioria  dos
                    principais problemas de saúde encontrados na população;
                 •   Aprimorar  a   relação  médico-paciente,  aumentando  a
                    responsabilidade acadêmica e o compromisso social;

                 •   Integrar o ciclo básico com o clínico e a teoria com a prática;
                 •   Melhorar  os  sistemas  de  avaliação  do  processo  de  ensino-
                    aprendizagem e do próprio curso;

                 •   Valorizar a visão bioética e humanista da medicina;
                 •   Estimular a compreensão do paciente como ser biopsicossocial;
                 •   Contribuir para o desenvolvimento de práticas multiprofissionais
                    de ensino, pesquisa e assistência, atuando articuladamente com os
                    demais cursos de graduação do CCS e com os serviços de saúde;
                 •   Participar  das  iniciativas  desenvolvidas  no  campo  da  educação
                    médica, em âmbito nacional e internacional;
                 •   Capacitar o estudante para a produção do conhecimento e para
                    a educação  permanente  em  saúde,  de forma  crítica,  contínua  e
                    reflexiva.

                 Muitas são as formas de ensinar na história humana. Mais recentemente,
            entretanto, tem crescido o consenso de que é mais importante estimular


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