Page 134 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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a proposta pedagógica apresentada tem a avaliação como uma questão
central, que está a serviço da aprendizagem, e a interdisciplinaridade como
fundamento essencial. Desde o início do curso, o novo currículo valoriza
de modo significativo a necessidade da prática integradora, realizada nos
mais variados espaços de ensino-aprendizagem favorecendo a integração
com os serviços de saúde e a comunidade. Propicia também a vivência
multiprofissional com ações integradoras envolvendo as outras carreiras da
área da saúde.
O Curso de Medicina da UEL tem como objetivo central promover a
formação geral do médico como profissional competente nas suas atribuições
técnico-científicas e como cidadão consciente das suas responsabilidades
sociais, e para tanto se propõe a:
• Formar um profissional apto a resolver a grande maioria dos
principais problemas de saúde encontrados na população;
• Aprimorar a relação médico-paciente, aumentando a
responsabilidade acadêmica e o compromisso social;
• Integrar o ciclo básico com o clínico e a teoria com a prática;
• Melhorar os sistemas de avaliação do processo de ensino-
aprendizagem e do próprio curso;
• Valorizar a visão bioética e humanista da medicina;
• Estimular a compreensão do paciente como ser biopsicossocial;
• Contribuir para o desenvolvimento de práticas multiprofissionais
de ensino, pesquisa e assistência, atuando articuladamente com os
demais cursos de graduação do CCS e com os serviços de saúde;
• Participar das iniciativas desenvolvidas no campo da educação
médica, em âmbito nacional e internacional;
• Capacitar o estudante para a produção do conhecimento e para
a educação permanente em saúde, de forma crítica, contínua e
reflexiva.
Muitas são as formas de ensinar na história humana. Mais recentemente,
entretanto, tem crescido o consenso de que é mais importante estimular
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