Page 129 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO IV  UMA EXPERIÊNCIA DE MUDANÇA NA EDUCAÇÃO MÉDICA



           do  Ensino  Médico,  desencadeou-se  um  intenso  processo  de  avaliação  do
           curso médico. (CINAEM, 1997) O Curso da UEL foi pioneiro, tendo sido
           o primeiro a responder ao questionário inicial e passou a ser reconhecido
           nacionalmente  como  um  dos  mais  comprometidos  com  o  processo  de
           mudança da educação médica.
                Além  disso,  as  novas  linhas  de  trabalho  desenvolvidas  por  várias
           disciplinas dos ciclos básico e clínico, os projetos especiais de ensino, as
           novas  articulações  entre  atividade  de  ensino,  serviços  e  comunidade,  as
           visitas e estágios feitos por professores e estudantes em escolas e centros
           de  educação  médica  no  exterior,  e  a visita  de  consultores  nacionais  e
           estrangeiros,  com  conferências  e  assessorias,  desencadearam  um  rico
           processo de reflexão e capacitação docente sobre os modelos pedagógicos
           e as metodologias de ensino-aprendizagem mais modernas e recomendadas
           para a educação médica naquele final de século.
                Em 1992, o XXX Congresso Brasileiro de Educação Médica, o II Fórum
           Nacional de Avaliação do Ensino Médico e o I Seminário Internacional dos
           Projetos UNI foram realizados em Londrina. Desde o início dos anos 70 o
           Curso é um dos membros institucionais da Associação Brasileira de Educação
           Médica. Da mesma forma, muitos de seus professores são sócios individuais
           históricos  dessa  entidade.  Desde  1992 o  Centro  de  Ciências  da Saúde  -
           CCS esteve associado à Network of Community-Oriented Education Institutions
           for Health Sciences, e desde 1993 participou  de eventos  internacionais  de
           discussão e análise da educação médica, tendo sido credenciado, em 1994,
           como Centro Colaborador em Educação e Prática Médica pela Organização
           Mundial da Saúde. (ALMEIDA, 1999)
                Esta  inserção  do Curso de medicina  no movimento  nacional  e
           internacional  de mudanças  da educação  médica  foi  resultado  do projeto
           de apoio  à implantação  de novos  modelos  acadêmicos  nos cinco  cursos
           de graduação do CCS. Os princípios centrais desses modelos acadêmicos
           são: articulação academia-serviços-comunidade; interdisciplinaridade; ação
           multiprofissional; ensino e pesquisa orientados pelos problemas prioritários
           de saúde da população; formação orientada para a integralidade da atenção
           à saúde; articulação ensino-pesquisa-assistência; integração das disciplinas

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