Page 129 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO IV UMA EXPERIÊNCIA DE MUDANÇA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
do Ensino Médico, desencadeou-se um intenso processo de avaliação do
curso médico. (CINAEM, 1997) O Curso da UEL foi pioneiro, tendo sido
o primeiro a responder ao questionário inicial e passou a ser reconhecido
nacionalmente como um dos mais comprometidos com o processo de
mudança da educação médica.
Além disso, as novas linhas de trabalho desenvolvidas por várias
disciplinas dos ciclos básico e clínico, os projetos especiais de ensino, as
novas articulações entre atividade de ensino, serviços e comunidade, as
visitas e estágios feitos por professores e estudantes em escolas e centros
de educação médica no exterior, e a visita de consultores nacionais e
estrangeiros, com conferências e assessorias, desencadearam um rico
processo de reflexão e capacitação docente sobre os modelos pedagógicos
e as metodologias de ensino-aprendizagem mais modernas e recomendadas
para a educação médica naquele final de século.
Em 1992, o XXX Congresso Brasileiro de Educação Médica, o II Fórum
Nacional de Avaliação do Ensino Médico e o I Seminário Internacional dos
Projetos UNI foram realizados em Londrina. Desde o início dos anos 70 o
Curso é um dos membros institucionais da Associação Brasileira de Educação
Médica. Da mesma forma, muitos de seus professores são sócios individuais
históricos dessa entidade. Desde 1992 o Centro de Ciências da Saúde -
CCS esteve associado à Network of Community-Oriented Education Institutions
for Health Sciences, e desde 1993 participou de eventos internacionais de
discussão e análise da educação médica, tendo sido credenciado, em 1994,
como Centro Colaborador em Educação e Prática Médica pela Organização
Mundial da Saúde. (ALMEIDA, 1999)
Esta inserção do Curso de medicina no movimento nacional e
internacional de mudanças da educação médica foi resultado do projeto
de apoio à implantação de novos modelos acadêmicos nos cinco cursos
de graduação do CCS. Os princípios centrais desses modelos acadêmicos
são: articulação academia-serviços-comunidade; interdisciplinaridade; ação
multiprofissional; ensino e pesquisa orientados pelos problemas prioritários
de saúde da população; formação orientada para a integralidade da atenção
à saúde; articulação ensino-pesquisa-assistência; integração das disciplinas
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