Page 124 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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laboratórios de apoio, laboratório de informática, espaços administrativos
(secretarias, sala de professores, sala de reuniões, coordenação, salas das
comissões de apoio, centro acadêmico, salas de apoio, etc.), anfiteatro e
espaços de lazer. Contava ainda com a infraestrutura do Hospital Universitário
e do Hemocentro situados no próprio CCS, com o Ambulatório do Hospital
de Clínicas – AHC, e com a estrutura dos demais Centros de Estudos que
participam do Curso, o Centro de Ciências Biológicas - CCB, o Centro de
Ciências Exatas - CCE, e o Centro de Letras e Ciências Humanas - CLCH,
todos situados no Campus Universitário, a 9 km do CCS.
Para o desenvolvimento das atividades didáticas, o Curso utilizava
ainda a infraestrutura dos Serviços Municipais de Saúde em uma parceria
com a Secretaria Municipal de Saúde, favorecendo a interação Ensino,
Serviços e Comunidade. Esses cenários sempre foram essenciais para
a formação dos estudantes, à medida que o Hospital Universitário e o
Ambulatório do Hospital de Clínicas/UEL se transformaram em unidades
de alta complexidade. (COLEGIADO, 2005a)
Em relação ao acervo bibliográfico, o Curso contava com a Biblioteca
Central situada no Campus Universitário, e com a Biblioteca Setorial do
CCS (BS/HU) localizada junto ao Hospital Universitário que atende
aos alunos, docentes, funcionários e comunidade externa das áreas de
Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia. Por ocasião da implantação
do currículo integrado houve todo um investimento para a ampliação do
espaço e do acervo, da Biblioteca Setorial, além da aquisição de Sistemas
de Informação interligados em rede nacional e internacional para favorecer
a pesquisa, ferramenta indispensável para as metodologias de ensino
adotadas.
O corpo docente era composto de 254 (duzentos e cinquenta e quatro)
professores, sendo 89 doutores, 94 mestres, 45 especialistas e 25 graduados.
Destes, 22% em Regime de Tempo Integral e Dedicação Exclusiva, 27% em
40 horas, 2% em 34 horas, 11% em 24 horas e 39% em 20 horas. Nos cinco
anos anteriores, havia ocorrido uma diminuição do número de docentes
em tempo integral e em regime de quarenta horas, causado inclusive pelo
grande número de aposentadorias, o que fazia com que o curso contasse
com muitos professores temporários em regime de 20 horas.
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