Page 124 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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laboratórios de apoio, laboratório de informática, espaços administrativos
            (secretarias, sala de professores, sala de reuniões, coordenação, salas das
            comissões  de  apoio,  centro  acadêmico,  salas  de  apoio,  etc.),  anfiteatro  e
            espaços de lazer. Contava ainda com a infraestrutura do Hospital Universitário
            e do Hemocentro situados no próprio CCS, com o Ambulatório do Hospital
            de Clínicas – AHC, e com a estrutura dos demais Centros de Estudos que
            participam do Curso, o Centro de Ciências Biológicas - CCB, o Centro de
            Ciências Exatas - CCE, e o Centro de Letras e Ciências Humanas - CLCH,
            todos situados no Campus Universitário, a 9 km do CCS.
                 Para o  desenvolvimento  das  atividades  didáticas,  o  Curso  utilizava
            ainda a infraestrutura dos Serviços Municipais de Saúde em uma parceria
            com  a Secretaria Municipal  de  Saúde,  favorecendo  a interação  Ensino,
            Serviços  e  Comunidade.  Esses  cenários  sempre  foram  essenciais  para
            a  formação  dos  estudantes,  à  medida  que  o  Hospital  Universitário  e  o
            Ambulatório do Hospital de Clínicas/UEL se transformaram em unidades
            de alta complexidade. (COLEGIADO, 2005a)
                 Em relação ao acervo bibliográfico, o Curso contava com a Biblioteca
            Central situada no Campus Universitário, e com a Biblioteca Setorial do
            CCS (BS/HU) localizada  junto  ao  Hospital  Universitário  que  atende
            aos  alunos,  docentes,  funcionários  e comunidade  externa das áreas  de
            Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia. Por ocasião da implantação
            do currículo integrado houve todo um investimento para a ampliação do
            espaço e do acervo, da Biblioteca Setorial, além da aquisição de Sistemas
            de Informação interligados em rede nacional e internacional para favorecer
            a pesquisa,  ferramenta  indispensável  para as metodologias  de ensino
            adotadas.
                 O corpo docente era composto de 254 (duzentos e cinquenta e quatro)
            professores, sendo 89 doutores, 94 mestres, 45 especialistas e 25 graduados.
            Destes, 22% em Regime de Tempo Integral e Dedicação Exclusiva, 27% em
            40 horas, 2% em 34 horas, 11% em 24 horas e 39% em 20 horas. Nos cinco
            anos  anteriores,  havia ocorrido uma diminuição  do número de docentes
            em tempo integral e em regime de quarenta horas, causado inclusive pelo
            grande número de aposentadorias, o que fazia com que o curso contasse
            com muitos professores temporários em regime de 20 horas.

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