Page 119 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO III A AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO MÉDICA NO BRASIL
sujeitos ativos, que participavam de forma comprometida em todos os
momentos da avaliação, favorecendo inclusive a meta-avaliação da proposta.
Ainda em 2007, a ABEM pretendia expandir o movimento iniciado
com o projeto ampliando o número de escolas participantes, e conseguindo
financiamento para que pudesse viabilizar as ações já previstas e realizar
visitas às escolas, de forma a acompanhar e apoiar de forma mais efetiva o
processo avaliativo, complementando-o com a avaliação externa.
Em uma primeira avaliação da própria Comissão, foi reconhecida a
necessidade de reforçar o embasamento e a socialização dos novos conceitos
que as mudanças exigiam e que dariam suporte às escolas médicas na
implementação das mudanças visando atender às Diretrizes Curriculares de
2001. Além disso, era necessário ampliar os horizontes do projeto, não só
aumentando o número de escolas, mas ampliando a participação dos diversos
segmentos em cada escola de modo a fortalecer o processo envolvendo mais
instituições e mais pessoas comprometidas com a avaliação:
(...) outras necessidades, igualmente identificadas, neste movimento, foi o
de: propiciar que outras escolas façam adesão ao Projeto, envidar esforços
para tornar este processo mais participativo e representativo dentro de
cada escola, construir o consenso em torno de avaliação como processo,
manter a qualidade do trabalho e identificar pessoas e instituições que
possam somar com apoios e contribuições neste processo construtivo.
(ABEM, 2007)
Para a ABEM, a avaliação desenvolvida nessa perspectiva poderia
contribuir substancialmente para a qualificação da Educação Médica
brasileira, pois permitiria que a escola se conhecesse melhor, identificasse
suas fragilidades e potenciais, e construísse caminhos para a superação,
tendo como parâmetro o ideal de uma escola que atenda de forma plena às
diretrizes curriculares e acompanhe as mudanças da Educação Médica no
contexto mundial.
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