Page 117 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO III A AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO MÉDICA NO BRASIL
atividades em andamento, discutindo os limites e as dificuldades, o grau de
governabilidade em relação aos processos e os passos possíveis para avançar
em busca do almejado.
Inicialmente o projeto previa três momentos para sua execução. O
primeiro, dividido em três etapas, sendo: (a) capacitação de equipes, em
oficinas regionais da ABEM, composta de atores sociais de cada escola
participante (no mínimo um docente e um discente) para a aplicação do
instrumento proposto; (b) aplicação do instrumento em cada escola, com
monitoração a distância da Comissão de Avaliação, pelos atores capacitados
nas oficinas com encaminhamento dos resultados à CAEM/ABEM; e (c)
análise e retorno às escolas dos seus resultados por parte da CAEM/ABEM;
o segundo, a partir da discussão dos resultados do primeiro momento, a
construção coletiva de indicadores qualitativos, quantitativos ou quali-
quantitativos, que permitam o acompanhamento da evolução das mudanças
identificadas; e o terceiro momento, a sistematização, organização e
análise dos dados para reflexão crítica dos atores envolvidos, formulando as
recomendações para as escolas. (CAEM/ABEM, 2006)
Para participar, cada escola deveria aderir ao Projeto, por meio da
assinatura do termo de adesão disponível no Portal da ABEM e em seguida
participar das Oficinas de Capacitação realizadas nas regionais da ABEM e
nos Congressos da área em 2006. Na sequência deveria aplicar o instrumento
de avaliação para estabelecer o diagnóstico inicial da escola que permitiria o
acompanhamento das mudanças.
Naquele primeiro momento, o projeto contou com a participação
voluntária de 33 escolas médicas. Estas receberam da CAEM, no mês de
março de 2007, a análise dos resultados da aplicação autoavaliativa do
instrumento. As escolas contaram com assessoria a distância da Comissão
da Avaliação da ABEM na construção do seu processo avaliativo.
Em 2007, a CAEM iniciou o segundo momento do Projeto promovendo
uma reflexão a respeito das evidências de mudanças identificadas pelas
escolas para subsidiar a construção de indicadores, que se daria pela
realização de oficinas com representantes das escolas participantes. Com
o acompanhamento das evidências de mudanças, levantadas no primeiro
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