Page 113 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO III  A AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO MÉDICA NO BRASIL



              3.2 NOVOS RUMOS PARA A AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
                                       MÉDICA
                Em  virtude  de  sua  participação ativa na discussão  e  na construção
           do processo  de avaliação da  Educação  Médica brasileira, e entendendo
           a necessidade  de se estabelecer  um processo  de avaliação  que pudesse
           fortalecer o movimento de mudança das escolas médicas, a ABEM tomou
           a iniciativa de desenvolver um projeto com vistas a valorizar a importância
           da avaliação na implementação das mudanças e a impulsionar o processo
           avaliativo nessas instituições.
                Acompanhando  o movimento  de mudanças  nas escolas  e tendo
           consciência das dificuldades das mesmas em implementar as novas diretrizes
           curriculares, a ABEM sentiu a necessidade de ampliar o apoio que tem dado
           às escolas e definiu que um dos caminhos poderia ser a avaliação.
                Diferentemente das instituições que participavam do PROMED ou do
           PRÓ-SAÚDE, a maioria das escolas médicas não tinha nenhum apoio ou
           incentivo para conduzir o processo de mudança, necessário para acompanhar
           a  evolução  da  educação  médica,  na  perspectiva  da  formação  profissional
           voltada  para a melhoria  da qualidade  da assistência  prestada à saúde  da
           população brasileira.
                Para a ABEM, um processo de avaliação formativo e participativo, a
           exemplo do que foi realizado pela CINAEM, poderia impulsionar o processo
           de mudanças  a partir do estabelecimento  de um diagnóstico  inicial  do
           momento em que se encontravam as escolas e da definição do ideal que se
           pretendia construir, possibilitando o acompanhamento permanente de sua
           evolução.




                A proposta da Associação Brasileira de Educação Médica - ABEM
                Para desenvolver essa proposta, a ABEM contou  com  o trabalho
           desenvolvido  por  Lampert em sua tese  de doutorado (ENSP/Fiocruz,
           2002), que  avaliou  as  tendências  de  mudanças  na formação  médica  no
           Brasil, analisando doze escolas médicas.  Para realizar o estudo,  Lampert

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