Page 108 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
P. 108
servir como indutora de mudanças nas escolas, não contemplando, portanto,
as expectativas da área. (REDE UNIDA, 2003)
Em novembro de 2002, as entidades apresentaram um novo documento
intitulado “Novas Considerações sobre a proposta de Avaliação das Condições
de Ensino dos Cursos de Medicina”, criticando novamente a proposta, e
dessa vez apontando analiticamente as fragilidades do instrumento e
reafirmando os princípios e conceitos que, no seu entendimento, deveriam
embasar uma proposta de avaliação coerente com as Diretrizes Curriculares
da Medicina (2001) e com o movimento de mudança iniciado nas escolas
médicas:
(...) Segundo a compreensão do movimento de mudanças da educação
médica, a avaliação tem também um valor estruturante em relação às
escolas. Ou seja, do mesmo modo que os aspectos do desempenho dos alunos
que as escolas escolhem avaliar refletem claramente as competências,
valores e conhecimentos deles requeridos, os aspectos que se destacam na
avaliação das escolas cumprem o mesmo papel. Portanto, a avaliação das
condições de ensino das escolas médicas deve ser coerente com as diretrizes
curriculares e com as orientações do Sistema Único de Saúde. Mais ainda,
a avaliação deve ser um instrumento para o avanço das escolas em relação
aos objetivos propostos pelas diretrizes curriculares. (REDE UNIDA,
2003: 02)
Pautadas pelo impasse gerado entre as instâncias do governo e a
academia, a ABEM e a Rede UNIDA se comprometeram a iniciar uma ampla
discussão sobre a avaliação dos Cursos Médicos, envolvendo as escolas,
os professores e os estudantes, tomando o currículo como um processo
e procurando analisar as relações de coerência e contradição entre suas
dimensões, e destas com os princípios das diretrizes curriculares e do SUS.
A Rede UNIDA realizou oficinas com o tema em seus Congressos,
sendo uma específica para os Projetos PROMED visando sintonizar a
avaliação das escolas médicas com as propostas do governo; e a ABEM, por
sua vez, fortaleceu o Fórum de Avaliação da Educação Médica ampliando
95