Page 104 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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instituiu uma Comissão Assessora. Durante o ano de 2006, cada escola
contemplada com recursos do Programa receberia uma primeira visita de
comissão externa com o objetivo de captar uma visão do curso e da situação
do projeto. A partir da visita, cada instituição deveria constituir uma
Comissão de Gestão e Acompanhamento Local e elaborar uma proposta de
autoavaliação, contendo um conjunto de indicadores pertinentes aos eixos
do programa. O processo de acompanhamento de cada projeto teve como
ponto de partida a proposta de autoavaliação e as impressões colhidas pelos
assessores durante a visita.
Mais do que um Programa de incentivos à reorientação da formação
profissional, o PRÓ-SAÚDE valorizava a importância da avaliação na
implementação de processos de mudanças. A própria estruturação dos eixos
e vetores em níveis que variam de 1 a 3 estabelecendo a tipificação das escolas
e a exigência de um diagnóstico inicial construído de modo participativo,
favoreceram a cultura de avaliação e estimularam o desenvolvimento de
processos avaliativos. Entretanto, apesar de naquele momento estarem
vivenciando outros processos de avaliação estabelecidos pelo SINAES,
além de terem participado de outros programas de avaliação, as escolas
médicas tiveram muita dificuldade em apresentar propostas de avaliação
bem fundamentadas e coerentes com os projetos, que eram analisadas pela
Comissão Executiva do Programa.
Na perspectiva do PRÓ-SAÚDE os processos de reorientação da
formação ocorriam simultaneamente em distintos eixos, em direção à
situação desejada, que antevia uma escola integrada ao serviço público
de saúde capaz de dar respostas às necessidades concretas da população
brasileira na formação de recursos humanos, na produção do conhecimento
e na prestação de serviços, sempre direcionados a construir o fortalecimento
do SUS. (BRASIL, 2005e)
(...) O que se busca é a intervenção no processo formativo para que os
programas de graduação possam deslocar o eixo da formação - centrado
na assistência individual prestada em unidades especializadas - por um
outro processo em que a formação esteja sintonizada com as necessidades
sociais, calcada na proposta de hierarquização das ações de saúde, e que
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