Page 102 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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I - reorientar o processo de formação em medicina, enfermagem e
odontologia de modo a oferecer à sociedade profissionais habilitados
para responder às necessidades da população brasileira e à
operacionalização do SUS;
II - estabelecer mecanismos de cooperação entre os gestores do SUS
e as escolas de medicina, enfermagem e odontologia, visando tanto à
melhoria da qualidade e resolubilidade da atenção prestada ao cidadão
quanto à integração da rede pública de serviços de saúde à formação
dos profissionais de saúde na graduação e na educação permanente;
III - incorporar, no processo de formação da medicina, enfermagem
e odontologia a abordagem integral do processo saúde-doença e da
promoção de saúde;
IV - ampliar a duração da prática educacional na rede pública de
serviços básicos de saúde.
Por meio do Edital 01/2005 e da Convocatória Pública da SGTES/MS,
foi proposto às Instituições de Ensino Superior um Sistema de Incentivos
que permite implementar ações de médio e longo prazos, voltadas à melhoria
da formação profissional. O PRÓ-SAÚDE era endereçado a escolas médicas,
de enfermagem e odontologia que se disponham a rever seus projetos
pedagógicos e processos de forma a adequá-los às necessidades sociais e
epidemiológicas da população.
Dos cento e cinquenta e dois cursos de medicina em funcionamento
em 2005, trinta e oito foram contemplados com o financiamento do PRÓ-
SAÚDE. Para participar do Programa, cada IES apresentou seu projeto
contendo uma análise do momento atual, incluindo informações sobre
a estrutura curricular e o processo de ensino, a capacidade instalada de
recursos humanos e materiais, a participação nos serviços assistenciais e
os problemas identificados. Além disso, a IES deveria definir a imagem-
objetivo a ser alcançada pelo curso e a partir dela propor e orçar as operações
que seriam desenvolvidas, completando assim o projeto de reorientação da
formação profissional pretendida.
A factibilidade da proposta; o grau de envolvimento dos docentes e
dos serviços na construção da proposta; o comprometimento dos gestores
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