Page 102 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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I - reorientar  o processo  de formação em  medicina,  enfermagem  e
                 odontologia de modo a oferecer à sociedade profissionais habilitados
                 para  responder  às  necessidades  da  população  brasileira  e  à
                 operacionalização do SUS;

                  II - estabelecer mecanismos de cooperação entre os gestores do SUS
                 e as escolas de medicina, enfermagem e odontologia, visando tanto à
                 melhoria da qualidade e resolubilidade da atenção prestada ao cidadão
                 quanto à integração da rede pública de serviços de saúde à formação
                 dos profissionais de saúde na graduação e na educação permanente;
                 III - incorporar, no processo de formação da medicina, enfermagem
                 e odontologia  a abordagem integral do processo  saúde-doença  e da
                 promoção de saúde;
                  IV - ampliar a duração da prática educacional  na rede pública de
                 serviços básicos de saúde.

                 Por meio do Edital 01/2005 e da Convocatória Pública da SGTES/MS,
            foi proposto às Instituições de Ensino Superior um Sistema de Incentivos
            que permite implementar ações de médio e longo prazos, voltadas à melhoria
            da formação profissional. O PRÓ-SAÚDE era endereçado a escolas médicas,
            de enfermagem e odontologia que se  disponham  a rever seus  projetos
            pedagógicos e processos de forma a adequá-los às necessidades sociais e
            epidemiológicas da população.
                 Dos cento e cinquenta e dois cursos de medicina em funcionamento
            em 2005, trinta e oito foram contemplados com o financiamento do PRÓ-
            SAÚDE.  Para participar  do  Programa,  cada  IES  apresentou  seu  projeto
            contendo  uma  análise  do  momento  atual,  incluindo  informações  sobre
            a estrutura curricular e o processo  de ensino,  a capacidade instalada de
            recursos humanos e materiais, a participação nos serviços assistenciais e
            os  problemas  identificados.  Além  disso,  a  IES  deveria  definir  a  imagem-
            objetivo a ser alcançada pelo curso e a partir dela propor e orçar as operações
            que seriam desenvolvidas, completando assim o projeto de reorientação da
            formação profissional pretendida.
                 A factibilidade da proposta; o grau de envolvimento dos docentes e
            dos serviços na construção da proposta; o comprometimento dos gestores


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