Page 97 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO III A AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO MÉDICA NO BRASIL
parcial ou total, de atividades de consultoria, programas intrainstitucionais
de capacitação docente e outras ações relativas à implantação de mudanças
e inovações curriculares dos cursos de medicina. O PROMED visava apoiar
iniciativas destinadas à reorganização curricular em cursos de Medicina,
com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação
em Medicina e que adotassem práticas de ensino, de pesquisa e de atenção
à saúde, sintonizadas com o paradigma da integralidade.
Enfim, o PROMED pretendia intervir no processo formativo para
que os programas de graduação pudessem deslocar o eixo da formação –
centrado na assistência individual prestada em unidades hospitalares – para
um outro processo em que a formação estivesse sintonizada com o SUS, em
especial com a atenção básica, e que levasse em conta as dimensões sociais,
econômicas e culturais da população, instrumentalizando os profissionais
para enfrentar os problemas do binômio saúde-doença da população na
esfera familiar e comunitária e não apenas na instância hospitalar. (BRASIL,
2002)
(...) A construção de um novo modelo pedagógico deve ter como perspectiva
o equilíbrio entre excelência técnica e relevância social, configurados como
princípios norteadores do movimento de mudança. Tal movimento deve
estar sustentado na integração curricular, em modelos pedagógicos mais
interativos, na adoção de metodologias de ensino-aprendizagem centradas
no aluno como sujeito da aprendizagem e no professor como facilitador
do processo de construção de conhecimento. As novas interações devem
estar sustentadas também em relações de parceria entre as universidades,
os serviços e grupos comunitários, como forma de garantir o planejamento
do processo ensino-aprendizagem, focalizado em problemas sanitários
prevalentes. (BRASIL, 2002)
A perspectiva era de que as mudanças ocorressem paralelamente
em eixos distintos, todos voltados para a integralidade, dando respostas
às necessidades do SUS na formação de recursos humanos, na produção
de conhecimentos e na prestação de serviços. Os Eixos estabelecidos
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