Page 97 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO III  A AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO MÉDICA NO BRASIL



           parcial ou total, de atividades de consultoria, programas intrainstitucionais
           de capacitação docente e outras ações relativas à implantação de mudanças
           e inovações curriculares dos cursos de medicina. O PROMED visava apoiar
           iniciativas  destinadas à reorganização  curricular  em cursos  de Medicina,
           com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação
           em Medicina e que adotassem práticas de ensino, de pesquisa e de atenção
           à saúde, sintonizadas com o paradigma da integralidade.
                Enfim,  o  PROMED  pretendia  intervir no  processo  formativo  para
           que os programas de graduação pudessem deslocar o eixo da formação –
           centrado na assistência individual prestada em unidades hospitalares – para
           um outro processo em que a formação estivesse sintonizada com o SUS, em
           especial com a atenção básica, e que levasse em conta as dimensões sociais,
           econômicas e culturais da população, instrumentalizando os profissionais
           para enfrentar  os  problemas  do binômio  saúde-doença  da população  na
           esfera familiar e comunitária e não apenas na instância hospitalar. (BRASIL,
           2002)


                     (...) A construção de um novo modelo pedagógico deve ter como perspectiva
                     o equilíbrio entre excelência técnica e relevância social, configurados como
                     princípios norteadores do movimento de mudança. Tal movimento deve
                     estar sustentado na integração curricular, em modelos pedagógicos mais
                     interativos, na adoção de metodologias de ensino-aprendizagem centradas
                     no aluno como sujeito da aprendizagem e no professor como facilitador
                     do processo de construção de conhecimento. As novas interações devem
                     estar sustentadas também em relações de parceria entre as universidades,
                     os serviços e grupos comunitários, como forma de garantir o planejamento
                     do  processo  ensino-aprendizagem,  focalizado  em  problemas  sanitários
                     prevalentes. (BRASIL, 2002)



                A perspectiva  era  de  que  as  mudanças  ocorressem  paralelamente
           em  eixos distintos, todos  voltados para a integralidade,  dando respostas
           às necessidades do SUS na formação de recursos humanos, na produção
           de  conhecimentos  e  na  prestação  de  serviços.  Os  Eixos  estabelecidos


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