Page 93 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO III  A AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO MÉDICA NO BRASIL



           capacidade de mobilização das entidades que coordenaram o processo e ao
           mesmo tempo o interesse das escolas em participar de uma proposta de
           avaliação, conhecendo melhor a realidade da área.
                A análise dos dados coletados a partir do questionário  demonstrou
           um desempenho sofrível e muito similar entre as escolas, o que despertou
           o interesse  dos pesquisadores  por algumas variáveis, que se mostraram
           significativas  para  explicar  os  resultados.  Paralelo  ao  desenvolvimento
           desses estudos, coordenados por uma equipe técnica, deu-se a construção
           da identidade da CINAEM e de suas relações com as escolas médicas. Com
           o apoio das próprias escolas, foi possível realizar oficinas para discussão
           e socialização  dos instrumentos,  envolvendo docentes  e discentes  que
           procuraram estabelecer acordos para construir uma proposta de mudança
           das escolas médicas, abordando questões tais como o processo de formação, a
           docência médica, a gestão da escola médica e a avaliação. (FEUERWERKER,
           2002)
                A partir desse primeiro diagnóstico do conjunto das escolas e do perfil
           dos docentes e dos formandos, foram definidas três variáveis para serem
           estudadas  nas etapas seguintes: Recursos  Humanos,  Modelo Pedagógico
           e Médico  formado.  Para cada um desses  estudos  foram utilizadas
           propostas metodológicas diferenciadas: (a) Recursos humanos, um estudo
           transversal; (b) Médico formado, um estudo longitudinal envolvendo dois
           testes cognitivos (antes e depois do internato) e avaliações periódicas de
           conhecimentos aplicados, habilidades e atitudes; e (c) Modelo pedagógico,
           um estudo com base no enfoque estratégico que pretendia captar e articular
           suas múltiplas interpretações e determinações.
                Durante  o  desenvolvimento  dos  estudos,  mais  especificamente  na
           Avaliação  do  Modelo  Pedagógico  das  Escolas  Médicas,  foi  utilizada  a
           metodologia do Planejamento Estratégico. Segundo os pesquisadores, essa
           opção fundamentou-se pela necessidade de desencadear um processo que
           não se limitasse à constatação dos problemas, mas que fosse também um
           estímulo à sua superação, indicando as distintas possibilidades de resolução,
           propostas pelos participantes. (FERLA, 1998)


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