Page 91 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO III A AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO MÉDICA NO BRASIL
Essa participação ativa e mobilizadora, se faz presente em todas as
lutas da área da saúde e não poderia ser diferente nos processos de avaliação
conduzidos por esses protagonistas. Apesar de participar dos processos
gerais de avaliação da Educação Superior, a Educação Médica não se limitou a
estes e desempenhou um papel importante na construção desses processos,
ora por entender que poderia contribuir com seu aprimoramento ora por
acreditar que nem sempre estes davam conta das peculiaridades da área da
saúde, particularmente da área médica.
Pela vasta experiência na administração dos serviços de saúde, a
área médica incorporou muito dos processos de gestão no gerenciamento
dos cursos de graduação e nestes, a avaliação sempre teve uma posição
estratégica. Foi com essa visão que a Educação Médica construiu seus
processos de avaliação, tornando-os momentos de participação efetiva
dos atores sociais no processo de formação e de reorientação da formação
profissional.
Comissão Interinstitucional Nacional de Avaliação do Ensino
Médico - CINAEM
As mudanças institucionais introduzidas no Sistema de Saúde e
na formação dos trabalhadores para o setor pela constituição de 1988,
colocaram a temática “Formação Médica” no centro das atividades ligadas
ao ensino e à prática médica naquele período.
A criação do Sistema Único de Saúde (SUS) partindo das formulações
do Movimento de Reforma Sanitária brasileira indicou um novo caminho
a ser seguido, voltado à responsabilizarão estatal para com o atendimento
integral à saúde. Somadas a este novo contexto e às discussões da “questão
saúde”, vinham as discussões sobre educação superior e os projetos de
avaliação que eram gestados no Ministério da Educação.
Entendendo a importância de uma iniciativa que partisse das
instituições ligadas à categoria médica e em resposta à proposta de se
instituir um “exame de ordem” para avaliar os médicos recém-formados,
em 1991, a Associação Brasileira de Educação Médica - ABEM e o Conselho
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