Page 95 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO III A AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO MÉDICA NO BRASIL
(...) A CINAEM foi, ao mesmo tempo, um projeto científico liderado por
pesquisadores e consultores conceituados e, principalmente, um movimento
social, uma pesquisa-ação. Professores, alunos, pós-graduandos e gestores
profissionais procederam à análise dos resultados de cada fase e, no
processo de construção coletiva, permutaram conhecimentos, tornando-se
agentes de transformação da educação médica. (STELLA, 2007)
Programa de Incentivo às Mudanças Curriculares no Ensino
Médico – PROMED
Em 2002 o Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da
Educação e a Organização Panamericana de Saúde, lançou o Programa de
Incentivo às Mudanças Curriculares no Ensino Médico – PROMED cuja
finalidade era incentivar as Escolas Médicas do País a melhorarem o seu
ensino, tornando-o mais adequado às necessidades de saúde da população.
O lema do programa era “Uma nova escola médica para um novo sistema
de saúde”.
O momento era considerado oportuno para se propor um sistema
de incentivos às instituições acadêmicas que se dispusessem a adequar
a formação profissional oferecida às necessidades do SUS. A proposta,
em princípio, era dirigida às escolas médicas, por ser nesta categoria
profissional que se encontravam os maiores problemas de formação, com
uma forte tendência à especialização precoce, gerando um perfil profissional
inadequado às perspectivas da atenção básica. A proposta levava em conta
as experiências da CINAEM, da avaliação das condições de oferta realizadas
pelo INEP/MEC e do Exame Nacional de Cursos (ENC/INEP/MEC), bem
como as dificuldades da implantação do Programa de Saúde da Família,
configurando-se como uma ação destinada a redirecionar a formação dos
profissionais de saúde. (BRASIL, 2002)
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