Page 95 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO III  A AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO MÉDICA NO BRASIL



                     (...) A CINAEM foi, ao mesmo tempo, um projeto científico liderado por
                     pesquisadores e consultores conceituados e, principalmente, um movimento
                     social, uma pesquisa-ação. Professores, alunos, pós-graduandos e gestores
                     profissionais  procederam  à  análise  dos  resultados  de  cada  fase  e,  no
                     processo de construção coletiva, permutaram conhecimentos, tornando-se
                     agentes de transformação da educação médica. (STELLA, 2007)





                Programa  de Incentivo às Mudanças Curriculares  no Ensino
                Médico – PROMED
                Em  2002 o Ministério  da Saúde,  em  parceria com  o  Ministério  da
           Educação e a Organização Panamericana de Saúde, lançou o Programa de
           Incentivo  às Mudanças Curriculares no Ensino  Médico –  PROMED cuja
           finalidade era incentivar as Escolas Médicas do País a melhorarem o seu
           ensino, tornando-o mais adequado às necessidades de saúde da população.
           O lema do programa era “Uma nova escola médica para um novo sistema
           de saúde”.
                O momento era considerado  oportuno  para se propor um sistema
           de incentivos  às instituições  acadêmicas  que se dispusessem a adequar
           a  formação  profissional  oferecida  às  necessidades  do  SUS. A proposta,
           em princípio,  era dirigida às escolas  médicas,  por ser nesta  categoria
           profissional que se encontravam os maiores problemas de formação, com
           uma forte tendência à especialização precoce, gerando um perfil profissional
           inadequado às perspectivas da atenção básica. A proposta levava em conta
           as experiências da CINAEM, da avaliação das condições de oferta realizadas
           pelo INEP/MEC e do Exame Nacional de Cursos (ENC/INEP/MEC), bem
           como  as  dificuldades  da  implantação  do  Programa de Saúde da Família,
           configurando-se como uma ação destinada a redirecionar a formação dos
           profissionais de saúde. (BRASIL, 2002)








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