Page 100 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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principais resultados e promover a sua divulgação; produzir sistematizações
            dos  processos,  dos  resultados  e  avaliações  com  vistas  à  formação  de
            estratégias de mudança; sintonizar os objetivos iniciais do PROMED com a
            política dos Ministérios da Saúde e da Educação, em especial com o sistema
            de avaliação para as escolas médicas. (Rede UNIDA, 2005)
                 A partir das discussões  foram construídos:  (a) um Diagnóstico  dos
            processos,  resultados  e  de  avaliação  do  PROMED  e  (b)  uma  Agenda
            Estratégica  para a construção  do referencial  de avaliação das escolas
            PROMED.  A reaproximação  das escolas,  e a retomada  do debate crítico
            favoreceram o diálogo com o Ministério da Saúde que já vinha discutindo
            internamente a revisão do Programa.
                 Em setembro de 2005, o Ministério da Saúde realizou o Seminário de
            Avaliação do PROMED cujos relatos e discussões foram incorporados na
            formulação de um novo programa que aproveitou muito da sua concepção,
            e fortaleceu o foco no Sistema Único de Saúde, ampliando o olhar para a
            reorientação profissional e incluindo outros cursos da área da saúde.
                 O PROMED teve uma importante contribuição na reorganização dos
            projetos pedagógicos das escolas médicas para as demandas dos serviços
            de saúde, com ênfase na atenção básica e foco na estratégia de saúde da
            família.  Seu grande desafio foi tornar efetiva a articulação entre as escolas
            (seus docentes, alunos e dirigentes) e os gestores dos serviços (suas redes
            de unidades em todos os graus de complexidade).



                 Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em
                 Saúde – PRÓ-SAÚDE
                 O Programa Nacional de Reorientação da  Formação Profissional em
            Saúde – PRÓ-SAÚDE, foi lançado em novembro de 2005, com a assinatura
            da  Portaria  Interministerial  de  Cooperação  Técnica  entre  o  Ministério  da
            Saúde e o Ministério da Educação, tendo como objetivo principal qualificar a
            formação profissional na área de saúde para melhorar a assistência prestada
            aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).



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