Page 100 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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principais resultados e promover a sua divulgação; produzir sistematizações
dos processos, dos resultados e avaliações com vistas à formação de
estratégias de mudança; sintonizar os objetivos iniciais do PROMED com a
política dos Ministérios da Saúde e da Educação, em especial com o sistema
de avaliação para as escolas médicas. (Rede UNIDA, 2005)
A partir das discussões foram construídos: (a) um Diagnóstico dos
processos, resultados e de avaliação do PROMED e (b) uma Agenda
Estratégica para a construção do referencial de avaliação das escolas
PROMED. A reaproximação das escolas, e a retomada do debate crítico
favoreceram o diálogo com o Ministério da Saúde que já vinha discutindo
internamente a revisão do Programa.
Em setembro de 2005, o Ministério da Saúde realizou o Seminário de
Avaliação do PROMED cujos relatos e discussões foram incorporados na
formulação de um novo programa que aproveitou muito da sua concepção,
e fortaleceu o foco no Sistema Único de Saúde, ampliando o olhar para a
reorientação profissional e incluindo outros cursos da área da saúde.
O PROMED teve uma importante contribuição na reorganização dos
projetos pedagógicos das escolas médicas para as demandas dos serviços
de saúde, com ênfase na atenção básica e foco na estratégia de saúde da
família. Seu grande desafio foi tornar efetiva a articulação entre as escolas
(seus docentes, alunos e dirigentes) e os gestores dos serviços (suas redes
de unidades em todos os graus de complexidade).
Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em
Saúde – PRÓ-SAÚDE
O Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em
Saúde – PRÓ-SAÚDE, foi lançado em novembro de 2005, com a assinatura
da Portaria Interministerial de Cooperação Técnica entre o Ministério da
Saúde e o Ministério da Educação, tendo como objetivo principal qualificar a
formação profissional na área de saúde para melhorar a assistência prestada
aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
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