Page 103 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO III A AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO MÉDICA NO BRASIL
dos serviços; o grau de institucionalização do projeto, tanto na universidade
quanto no âmbito do serviço público; a articulação interprogramática com
outras profissões da saúde; e a apresentação de propostas criativas de
transformação do processo educacional foram alguns dos critérios utilizados
na seleção dos projetos.
A proposta, necessariamente formulada em conjunto com o serviço
público de saúde, deveria ser embasada nos eixos de transformação pelos
quais o Programa se estrutura:
Eixo A: Orientação Teórica (Determinantes de saúde e doença;
Produção de conhecimento segundo as necessidades da população
brasileira e à operacionalização do SUS; e Pós-graduação e educação
permanente);
Eixo B: Cenários de Prática (Integração Docente Assistencial;
Diversificação de cenários do processo de ensino; e Articulação dos
serviços universitários com o SUS); e
Eixo C: Orientação pedagógica (Análise Crítica da Atenção Básica;
Integração ciclo básico/ ciclo profissional; e Mudança metodológica).
Assim como no PROMED, os eixos do PRÓ-SAÚDE eram compostos
de vetores e cada um deles é representado por três estágios que partem de
uma situação mais tradicional ou conservadora do estágio 1, até alcançar no
estágio 3, a situação e o objetivo desejados, estabelecendo a tipificação de
cada escola dependendo do estágio em que se encontra.
Desde o momento de apresentação do projeto, o PRÓ-SAÚDE
pressupunha a necessidade de um processo de autoavaliação e sugerindo que
e fosse amplo e participativo, incluindo os serviços e os diversos segmentos
que participam da formação profissional. A autoavaliação deveria estar
pautada no desenvolvimento dos eixos estabelecidos, e somada à avaliação
externa que seria desenvolvida, estabeleceria um acompanhamento
contínuo dos processos de mudança por parte dos Ministérios da Saúde e
da Educação.
Para coordenar esse acompanhamento a Comissão Executiva do
Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde
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