Page 106 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
P. 106

(Programa de Incentivos à Mudança Curricular nos Cursos de Medicina,
                      do qual o MEC é signatário, juntamente com o Ministério da Saúde), é um
                      dos maiores indicativos da tecnicidade apolítica e a histórica da proposta
                      apresentada. (REDE UNIDA, 2003: 03)


                 Naqueles  anos,  a  ABEM,  a  CINAEM  e  a  Rede  UNIDA,  vinham
            trabalhando e mobilizando a área da saúde para a construção de um projeto
            de escola médica com relevância social, comprometida com a construção do
            SUS e com a saúde da população, entendendo a avaliação como ferramenta
            estratégica para a conquista da responsabilização social. O próprio movimento
            da CINAEM, pioneiro na realização da avaliação participativa, com caráter
            formativo, indo além da função de regulação, foi um marco na avaliação
            da educação superior. As discussões nos Congressos da ABEM e da Rede
            UNIDA colocaram a avaliação na ordem do dia nos processos de mudança
            implementados  pelas  escolas. As  Diretrizes  Curriculares  Nacionais  de
            2001, também com grande participação dessas entidades, redimensionaram
            o papel da avaliação no processo de ensino-aprendizagem, e mais do que
            isso, passaram a exigir que os cursos estabelecessem processos amplos e
            participativos de avaliação de modo a acompanhar a sua implementação.
                 Mesmo com um esforço  concentrado  por parte dessas  entidades,
            apoiadas pelas políticas do Ministério da Saúde, e com mobilização bastante
            ativa  para levar as  escolas  a  implementar  as  mudanças  necessárias,  a
            maioria das escolas ainda  se organizava  ensino centrado no hospital; nos
            procedimentos  técnicos;  na  transmissão  vertical  do  conhecimento;  e  na
            especialização precoce; reforçando o modelo médico hegemônico.
                 Muitas  eram as conquistas  da medicina  do ponto  de vista do
            compromisso social, da democratização das estruturas, do acesso ampliado
            às ações e aos serviços de caráter não hospitalar. Entretanto, ainda distante
            de garantir a oferta de atenção integral à população, sendo um dos principais
            problemas,  a  inadequação  do  modelo  de  formação  de  profissionais  que
            atendam às demandas do SUS. (BRASIL, 2003b)
                 Considerando  o  cenário,  e  considerando  que  todo  esse  movimento
            foi  construído  com  a participação  efetiva  das  instâncias  de governo,


                                                                          93
   101   102   103   104   105   106   107   108   109   110   111