Page 105 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO III  A AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO MÉDICA NO BRASIL



                     leve em conta as dimensões sociais, econômicas e culturais da população,
                     instrumentalizando os profissionais para a abordagem dos determinantes
                     de  ambos  os  componentes  do  binômio  saúde-doença  da  população  na
                     comunidade e em todos os níveis do sistema. (BRASIL, 2005e:19)






                Avaliação das Condições de Ensino dos Cursos de Graduação em
                Medicina - INEP/MEC

                Em setembro de 2002, o INEP/MEC apresentou a proposta do manual
           de avaliação das condições de ensino dos cursos de graduação em medicina,
           que seria aplicado inicialmente nos cursos em processo de reconhecimento.
           A divulgação do instrumento  aconteceu  em reuniões  com candidatos  a
           avaliadores e não chegou a ser apresentada oficialmente.
                Ao tomar conhecimento do instrumento, a área médica se manifestou
           por meio de um documento produzido a partir da análise efetuada pelos
           próprios  candidatos  a  avaliadores,  pela  ABEM  e  pela  Rede  UNIDA,  que
           consideraram a proposta um retrocesso inadmissível. 10


                     (...)  O  desrespeito  às  deliberações,  contribuições  e  orientações  das
                     Diretrizes  Curriculares  e  da  Lei  de  Diretrizes  e  Bases  (que  indicam
                     o  caminho  da  democratização,  da  flexibilidade,  da  integração,  da
                     modernização pedagógica e da relevância social para os novos projetos
                     político-pedagógicos  das  escolas);  da  Constituição  Federal  (que  define
                     o SUS como ordenador da formação de recursos humanos em saúde no
                     país); das Conferências Nacionais e Internacionais de Educação Médica
                     (que indicam a necessidade vital da relevância social e do compromisso dos
                     entes formadores com a prestação de serviços de qualidade); do PROMED




                 10. Análise crítica  da Rede UNIDA & ABEM sobre a proposta do INEP para
                 avaliação  das condições  de ensino  dos  cursos  de medicina.  Cadernos  da  Rede
                 UNIDA – Série Documentos Técnicos. v. 1 – n º 1 – fev/2003.


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