Page 105 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO III A AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO MÉDICA NO BRASIL
leve em conta as dimensões sociais, econômicas e culturais da população,
instrumentalizando os profissionais para a abordagem dos determinantes
de ambos os componentes do binômio saúde-doença da população na
comunidade e em todos os níveis do sistema. (BRASIL, 2005e:19)
Avaliação das Condições de Ensino dos Cursos de Graduação em
Medicina - INEP/MEC
Em setembro de 2002, o INEP/MEC apresentou a proposta do manual
de avaliação das condições de ensino dos cursos de graduação em medicina,
que seria aplicado inicialmente nos cursos em processo de reconhecimento.
A divulgação do instrumento aconteceu em reuniões com candidatos a
avaliadores e não chegou a ser apresentada oficialmente.
Ao tomar conhecimento do instrumento, a área médica se manifestou
por meio de um documento produzido a partir da análise efetuada pelos
próprios candidatos a avaliadores, pela ABEM e pela Rede UNIDA, que
consideraram a proposta um retrocesso inadmissível. 10
(...) O desrespeito às deliberações, contribuições e orientações das
Diretrizes Curriculares e da Lei de Diretrizes e Bases (que indicam
o caminho da democratização, da flexibilidade, da integração, da
modernização pedagógica e da relevância social para os novos projetos
político-pedagógicos das escolas); da Constituição Federal (que define
o SUS como ordenador da formação de recursos humanos em saúde no
país); das Conferências Nacionais e Internacionais de Educação Médica
(que indicam a necessidade vital da relevância social e do compromisso dos
entes formadores com a prestação de serviços de qualidade); do PROMED
10. Análise crítica da Rede UNIDA & ABEM sobre a proposta do INEP para
avaliação das condições de ensino dos cursos de medicina. Cadernos da Rede
UNIDA – Série Documentos Técnicos. v. 1 – n º 1 – fev/2003.
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