Page 101 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO III  A AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO MÉDICA NO BRASIL



                Para a elaboração  da proposta  foram  considerados  o  Seminário  de
           Avaliação do  PROMED,  e  as  sugestões  obtidas  na  Reunião  de  Trabalho,
           realizada no Ministério da Saúde, em Brasília, nos dias 29 e 30 de setembro
           de 2005, com membros da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação
           em Saúde - SGTES/MS e da Secretaria da Educação Superior - SESu/MEC,
           e diversas entidades nacionais das áreas de Medicina,  Enfermagem  e
           Odontologia.
                Embasado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB,
           nas Diretrizes Curriculares Nacionais e no Sistema Nacional de Avaliação da
           Educação Superior – SINAES, o PRÓ-SAÚDE considerou ainda a precária
           disponibilidade  de  profissionais  de  saúde  com  formação  generalista,
           dotados de visão humanística e preparados para prestar cuidados contínuos
           e resolutivos à comunidade, preocupação permanente dos gestores do SUS
           e  das  instituições  de  educação  superior,  materializadas  nas  dificuldades
           de  incorporar  profissionais  à  Estratégia  de Saúde da Família que inclui
           especificamente os cursos de medicina, enfermagem e odontologia.
                Uma das principais metas do PRÓ-SAÚDE foi aproximar a formação
           profissional e científica das necessidades reais do SUS, sobretudo na atenção
           básica, que é a porta de entrada do sistema. Nesse caso, os profissionais
           poderiam melhorar as ações desenvolvidas pelo Programa Saúde da Família
           (PSF),  cuja  responsabilidade  é  resolver  adequadamente  a maioria  de
           demandas nos serviços de saúde.

                     (...)  A  educação  dos  profissionais  de  saúde  deve  ser  entendida  como
                     processo permanente, que se inicia durante a graduação e é mantido na
                     vida profissional, mediante o estabelecimento de relações de parceria entre
                     as instituições de educação superior, os serviços de saúde, a comunidade, as
                     entidades e outros setores da sociedade civil. (BRASIL, 2005e:19)


                Tendo como objetivo geral incentivar transformações do processo de
           formação, geração de conhecimentos e prestação de serviços à população,
           para abordagem  integral  do  processo  de  saúde  doença,  o  PRÓ-SAÚDE
           apresentava como objetivos específicos:



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