Page 98 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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sinalizavam processos de mudança de acordo com as tendências que
caracterizavam a inovação nos processos de educação médica em todo o
mundo (BRASIL, 2002):
Eixo A – Orientação Teórica (produção de conhecimentos segundo as
necessidades do SUS e pós-graduação e educação permanente);
Eixo B – Abordagem Pedagógica (mudança pedagógica e integração
ciclo básico/ciclo profissional); e
Eixo C – Cenário de Práticas (diversificação de cenários do processo
de ensino e abertura dos serviços universitários às necessidades do
SUS).
De acordo com a proposta, cada um destes eixos era decomposto em
dois vetores, e em cada um destes vetores eram descritos em três estágios,
que partiam de uma situação mais tradicional ou conservadora no estágio 1
até alcançar, no estágio 3, a situação objetivo desejada, que se aproximava
mais do proposto pelas Diretrizes Curriculares.
Embora designado como um Programa de incentivo às mudanças
curriculares, o PROMED deu uma grande contribuição ao processo
de avaliação das Escolas Médicas, à medida que propunha a avaliação
permanente da transformação curricular. A proposta de avaliação conjugava
a avaliação interna e a avaliação externa feita por consultores externos, que
estabeleciam a situação atual de cada curso como a base para o processo
de mudança. A partir do estágio inicial, definia-se a imagem-objetivo a ser
alcançada e apresentava-se o projeto com as ações que seriam desenvolvidas
com o financiamento do PROMED. Estabelecia-se então um processo
de acompanhamento externo, que somado à autoavaliação, permitia o
acompanhamento contínuo dos processos de mudança.
Segundo Feuerwerker e Lima (2002), a base das propostas de mudança
do PROMED era a democratização, que apenas se construiria por meio da
intervenção deliberada de sujeitos, dependendo da correlação de forças,
dos poderes instituídos e da capacidade de se construírem espaços de
poder compartilhado. A mudança institucional deveria começar no próprio
processo de construção da proposta de transformação, e dependeria do
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