Page 94 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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Para a operacionalização dessa segunda etapa da avaliação foram
realizadas Oficinas de Implantação e Oficinas de Acompanhamento, para
as quais não se obteve a participação observada no primeiro momento, mas
uma participação importante de 50 das 83 escolas existentes à época. Foi
um processo interessante que permitiu a identificação dos problemas, das
formas de viabilizar as ações necessárias, e a projeção da situação futura, ou
seja, do ideal que as escolas gostariam de construir a partir da solução dos
problemas. Assim foi desencadeada a fase de gestão estratégica do processo,
articulando todas as fases já realizadas, e que previa a incorporação do
mesmo no cotidiano das escolas.
Apesar de não ter avançado muito a partir desse momento em função
de desentendimentos entre os segmentos que compunham a comissão, o
processo iniciado pela CINAEM foi um marco na avaliação da educação
superior em função de seu caráter democrático e participativo, que se
contrapunha à lógica vertical das avaliações reguladoras:
(...) Trata-se de uma avaliação processual que objetiva a produção
e divulgação de informações indicativas da qualidade do processo
da formação médica, consensuada com o conjunto das escolas que
espontaneamente participam dela e mantida por um grande conjunto de
entidades médicas. (FERLA, 1998: 62-3)
Uma outra característica importante desse processo foi a ampla
participação estudantil e a participação de instâncias sociais, componentes
essenciais para a compreensão ampliada da formação médica, no entanto,
normalmente excluídos do debate nos momentos de avaliação da educação
superior.
Se para a avaliação da Educação Superior os passos dados pela
CINAEM foram importantes, para a Educação Médica foram ainda
mais, não só em relação à questão da avaliação que permitiu que muitas
instituições avançassem em seus processos avaliativos, mas principalmente
por ter colocado na pauta das instituições a preocupação com a qualidade da
formação do médico. O projeto CINAEM fomentou o desenvolvimento de
uma cultura de avaliação nas Escolas Médicas, potencializando a utilização
dos resultados para uma ação transformadora.
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