Page 94 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
P. 94

Para  a  operacionalização  dessa  segunda  etapa  da  avaliação  foram
            realizadas Oficinas de Implantação e Oficinas de Acompanhamento, para
            as quais não se obteve a participação observada no primeiro momento, mas
            uma participação importante de 50 das 83 escolas existentes à época.  Foi
            um processo interessante que permitiu a identificação dos problemas, das
            formas de viabilizar as ações necessárias, e a projeção da situação futura, ou
            seja, do ideal que as escolas gostariam de construir a partir da solução dos
            problemas.  Assim foi desencadeada a fase de gestão estratégica do processo,
            articulando  todas  as fases  já realizadas,  e  que previa a incorporação  do
            mesmo no cotidiano das escolas.
                 Apesar de não ter avançado muito a partir desse momento em função
            de desentendimentos entre os segmentos que compunham a comissão, o
            processo  iniciado  pela  CINAEM  foi  um  marco  na  avaliação  da  educação
            superior  em  função  de  seu  caráter  democrático  e  participativo,  que  se
            contrapunha à lógica vertical das avaliações reguladoras:

                      (...)  Trata-se  de  uma  avaliação  processual  que  objetiva  a  produção
                      e  divulgação  de  informações  indicativas  da  qualidade  do  processo
                      da  formação  médica,  consensuada  com  o  conjunto  das  escolas  que
                      espontaneamente participam dela e mantida por um grande conjunto de
                      entidades médicas. (FERLA, 1998: 62-3)


                  Uma outra  característica  importante  desse  processo  foi  a ampla
            participação estudantil e a participação de instâncias sociais, componentes
            essenciais para a compreensão ampliada da formação médica, no entanto,
            normalmente excluídos do debate nos momentos de avaliação da educação
            superior.
                 Se para a avaliação  da Educação  Superior  os  passos  dados  pela
            CINAEM  foram  importantes,  para  a  Educação  Médica  foram  ainda
            mais, não só em relação à questão da avaliação que permitiu que muitas
            instituições avançassem em seus processos avaliativos, mas principalmente
            por ter colocado na pauta das instituições a preocupação com a qualidade da
            formação do médico. O projeto CINAEM fomentou o desenvolvimento de
            uma cultura de avaliação nas Escolas Médicas, potencializando a utilização
            dos resultados para uma ação transformadora.

                                                                          81
   89   90   91   92   93   94   95   96   97   98   99