Page 89 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO II A EDUCAÇÃO MÉDICA NO BRASIL
Vale destacar que este estudo tomou por base as Diretrizes Curriculares
vigentes em 2004. No entanto, em 2014, o CNE aprovou a Resolução nº
03, de 20 de junho de 2014, instituindo as novas Diretrizes Curriculares
Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. Na avaliação de especialistas,
o documento fortalece a mudança de paradigma da Educação Médica,
à medida que se propõe a formar médicos melhor preparados para atuar
no SUS, mas perdeu muito no processo de envolvimento da comunidade
acadêmica e das instituições da área da saúde, não havendo resultados
quanto à sua efetiva implementação, conforme abordado no prefácio, de
autoria do Professor Marcio Almeida.
Ele mesmo já apontava em 1999 que para superar esse desafio e
alcançar um patamar mais consistente de mudança, a Educação Médica
tinha um longo caminho a percorrer, onde:
(...) têm lugar as mudanças que buscam introduzir uma nova ordem
no processo de produção de médicos e nas suas relações com a estrutura
socioeconômica. Ou seja, engloba todo o contexto e a própria sociedade.
Envolve a essência do próprio processo de produção do conhecimento, a
construção de novos paradigmas e os determinantes histórico-sociais.
(ALMEIDA,1999: 11)
A avaliação, se entendida como parte do processo de mudança, pode
iluminar esse caminho, contribuindo para uma verdadeira transformação na
Educação Médica.
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