Page 89 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO II  A EDUCAÇÃO MÉDICA NO BRASIL



                Vale destacar que este estudo tomou por base as Diretrizes Curriculares
           vigentes em 2004. No entanto, em 2014, o CNE aprovou a Resolução nº
           03, de 20 de junho de 2014, instituindo as novas Diretrizes Curriculares
           Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. Na avaliação de especialistas,
           o  documento  fortalece  a mudança  de  paradigma da  Educação  Médica,
           à medida que se propõe a formar médicos melhor preparados para atuar
           no SUS, mas perdeu muito no processo de envolvimento da comunidade
           acadêmica  e  das  instituições  da  área  da  saúde,    não  havendo  resultados
           quanto  à sua  efetiva  implementação,  conforme  abordado  no  prefácio,  de
           autoria do Professor Marcio Almeida.
                Ele  mesmo  já  apontava  em  1999  que  para  superar  esse  desafio  e
           alcançar um patamar mais consistente  de mudança,  a Educação  Médica
           tinha um longo caminho a percorrer, onde:

                     (...)  têm  lugar  as  mudanças  que  buscam  introduzir  uma  nova  ordem
                     no processo de produção de médicos e nas suas relações com a estrutura
                     socioeconômica. Ou seja, engloba todo o contexto e a própria sociedade.
                     Envolve a essência do próprio processo de produção do conhecimento, a
                     construção  de  novos  paradigmas  e  os  determinantes  histórico-sociais.
                     (ALMEIDA,1999: 11)


                   A avaliação, se entendida como parte do processo de mudança, pode
           iluminar esse caminho, contribuindo para uma verdadeira transformação na
           Educação Médica.



















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