Page 84 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
P. 84
O processo de construção das Diretrizes Curriculares Nacionais, teve
início formalmente com a publicação do Edital 4/97 da SESu em 10/12/97.
Este processo, apesar das dificuldades enfrentadas, foi muito rico e envolveu
vários atores da educação e da sociedade em geral nas discussões das
diretrizes para as várias áreas do conhecimento.
Na Educação Médica, a discussão se pautou na necessidade de
introdução do novo paradigma, embasada principalmente pela Conferência
Mundial de Educação Médica realizada em Edimburgo, em 1988, que discutiu
os resultados dos questionamentos apresentados às cinco federações que
compõem a World Federation of Medical Education (WFME) sobre as
necessidades de mudanças na educação superior e as demandas da área
da saúde, e gerou uma proposta de reorientação do modelo de formação
médica, que ficou conhecida com “Declaração de Edimburgo”. (STELLA,
2007).
A histórica VIII Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986
e o próprio movimento da reforma sanitária que resultou na criação do
SUS, associada a outros estudos e documentos, como os produzidos pela
Organização Pan-Americana de Saúde e os resultantes da 2ª Conferência
Mundial de Educação Médica (Edimburgo, 1993) e de outras Conferências
na América Latina; os resultados dos Projetos UNI; as iniciativas da
Comissão Interinstitucional Nacional de Avaliação da Educação Médica –
CINAEM; e a ação efetiva de entidades nacionais ligadas à Educação Médica
e à Formação de Recursos Humanos em Saúde, como a Associação Brasileira
de Educação Médica – ABEM, e a Rede UNIDA; tiveram grande importância
no processo de discussão das diretrizes curriculares dos cursos da área da
saúde.
Também foi importante a compreensão do documento produzido pela
Conferência Mundial de Educação Superior realizada pela UNESCO em 1998,
que propunha uma formação responsável, cidadã e ética, a capacitação para
a educação permanente e o conhecimento do método científico, com base
em novas práticas pedagógicas que facilitem a aquisição de competências,
habilidades e capacidade para trabalhar em grupos. (STELLA, 2007)
71