Page 84 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
P. 84

O processo de construção das Diretrizes Curriculares Nacionais, teve
            início formalmente com a publicação do Edital 4/97 da SESu em 10/12/97.
            Este processo, apesar das dificuldades enfrentadas, foi muito rico e envolveu
            vários atores da educação  e da sociedade  em geral nas discussões  das
            diretrizes para as várias áreas do conhecimento.

                 Na  Educação  Médica,  a discussão  se  pautou  na necessidade de
            introdução do novo paradigma, embasada principalmente pela Conferência
            Mundial de Educação Médica realizada em Edimburgo, em 1988, que discutiu
            os resultados dos questionamentos apresentados às cinco federações que
            compõem  a  World  Federation  of  Medical  Education  (WFME)  sobre  as
            necessidades  de mudanças  na educação  superior  e as demandas da área
            da saúde, e gerou uma proposta de reorientação do modelo de formação
            médica, que ficou conhecida com “Declaração de Edimburgo”. (STELLA,
            2007).
                 A histórica  VIII  Conferência  Nacional  de Saúde,  realizada em 1986
            e o próprio movimento  da reforma sanitária que resultou  na criação  do
            SUS, associada a outros estudos e documentos, como os produzidos pela
            Organização Pan-Americana de Saúde e os resultantes da 2ª Conferência
            Mundial de Educação Médica (Edimburgo, 1993) e de outras Conferências
            na América Latina; os resultados  dos Projetos  UNI; as iniciativas  da
            Comissão Interinstitucional Nacional de Avaliação da Educação Médica –
            CINAEM; e a ação efetiva de entidades nacionais ligadas à Educação Médica
            e à Formação de Recursos Humanos em Saúde, como a Associação Brasileira
            de Educação Médica – ABEM, e a Rede UNIDA; tiveram grande importância
            no processo de discussão das diretrizes curriculares dos cursos da área da
            saúde.
                 Também foi importante a compreensão do documento produzido pela
            Conferência Mundial de Educação Superior realizada pela UNESCO em 1998,
            que propunha uma formação responsável, cidadã e ética, a capacitação para
            a educação permanente e o conhecimento do método científico, com base
            em novas práticas pedagógicas que facilitem a aquisição de competências,
            habilidades e capacidade para trabalhar em grupos. (STELLA, 2007)



                                                                          71
   79   80   81   82   83   84   85   86   87   88   89