Page 79 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO II  A EDUCAÇÃO MÉDICA NO BRASIL



                 2.2 A NECESSIDADE DA MUDANÇA NO PROCESSO
                                   DE FORMAÇÃO

                A  Constituição  Federal  de  1988,  influenciada  pelo  movimento  da
           Reforma Sanitária e pela VIII Conferência Nacional de Saúde realizada em
           1986, reconheceu a saúde como direito de todos e dever do Estado. Com a
           estruturação do Sistema Único de Saúde - SUS, e a necessidade de reorientar
           os serviços e o atendimento à população, criou-se um cenário favorável para
           a reorientação da formação profissional que, considerando seu alto custo
           para o estado e sua fragmentação com perda de qualidade, não mais podia
           estar  direcionada exclusivamente  à utilização  intensiva  de tecnologia,  à
           superespecialização generalizada e ao hospital.
                Somado a isso, o movimento internacional, especialmente na América
           Latina, impulsionava as reformas à medida que cada vez mais buscava a
           interação entre academia e serviços e a formação de profissionais preparados
           para enfrentar  os  problemas  relacionados  às  necessidades  sociais  da
           população, exigindo mais do que capacidade técnico-científica.
                Segundo  Almeida  (1999), alguns  acontecimentos  da  década  de  90
           exerceram  forte  influência  na  Educação  Médica  Latino-americana  nesse
           período: (a) em 1991, o convite feito às escolas que possuíam cursos de
           graduação na área de saúde e, em especial medicina e enfermagem, pela
           coordenação do Programa para a América Latina e o Caribe da Fundação
           Kellogg,  para participar  de “Uma Nova Iniciativa  na Educação  dos
           Profissionais  de  Saúde:  União  com  a  comunidade”,  mais  conhecida  pela
           sigla UNI; (b) em 1992, a divulgação pela Organização Pan-Americana de
           Saúde (OPS) por meio das Associações Nacionais de Educação Médica do
           documento intitulado “As mudanças na Profissão Médica e sua Influência
           sobre  a Educação  Médica”,  especialmente  elaborado  para as discussões
           preparatórias da 2ª Conferência Mundial de Educação Médica; (c) em 1993,
           a realização da 2ª Conferência Mundial de Educação Médica em Edimburgo,
           a 8ª Reunião Bianual da Network of Community-oriented Educational Institucions
           for Health Sciences, em Sherbrook (Canadá) e a Conferência Andina sobre
           Educação  Médica  realizada  em  Cartagena  (Colômbia);  e  (d) em  1996, a
           criação  do  Steering Committe on Medical Educationin the Americas Region, por


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