Page 79 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO II A EDUCAÇÃO MÉDICA NO BRASIL
2.2 A NECESSIDADE DA MUDANÇA NO PROCESSO
DE FORMAÇÃO
A Constituição Federal de 1988, influenciada pelo movimento da
Reforma Sanitária e pela VIII Conferência Nacional de Saúde realizada em
1986, reconheceu a saúde como direito de todos e dever do Estado. Com a
estruturação do Sistema Único de Saúde - SUS, e a necessidade de reorientar
os serviços e o atendimento à população, criou-se um cenário favorável para
a reorientação da formação profissional que, considerando seu alto custo
para o estado e sua fragmentação com perda de qualidade, não mais podia
estar direcionada exclusivamente à utilização intensiva de tecnologia, à
superespecialização generalizada e ao hospital.
Somado a isso, o movimento internacional, especialmente na América
Latina, impulsionava as reformas à medida que cada vez mais buscava a
interação entre academia e serviços e a formação de profissionais preparados
para enfrentar os problemas relacionados às necessidades sociais da
população, exigindo mais do que capacidade técnico-científica.
Segundo Almeida (1999), alguns acontecimentos da década de 90
exerceram forte influência na Educação Médica Latino-americana nesse
período: (a) em 1991, o convite feito às escolas que possuíam cursos de
graduação na área de saúde e, em especial medicina e enfermagem, pela
coordenação do Programa para a América Latina e o Caribe da Fundação
Kellogg, para participar de “Uma Nova Iniciativa na Educação dos
Profissionais de Saúde: União com a comunidade”, mais conhecida pela
sigla UNI; (b) em 1992, a divulgação pela Organização Pan-Americana de
Saúde (OPS) por meio das Associações Nacionais de Educação Médica do
documento intitulado “As mudanças na Profissão Médica e sua Influência
sobre a Educação Médica”, especialmente elaborado para as discussões
preparatórias da 2ª Conferência Mundial de Educação Médica; (c) em 1993,
a realização da 2ª Conferência Mundial de Educação Médica em Edimburgo,
a 8ª Reunião Bianual da Network of Community-oriented Educational Institucions
for Health Sciences, em Sherbrook (Canadá) e a Conferência Andina sobre
Educação Médica realizada em Cartagena (Colômbia); e (d) em 1996, a
criação do Steering Committe on Medical Educationin the Americas Region, por
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